Visando minimizar o desconforto que pode surgir no decorrer do processo de aposentadoria, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), apresentou nesta quinta-feira (15) aos servidores da sede, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) – Eterno Aprendiz 2023.
Com o intuito é apresentar aos servidores pré-aposentados novas perspectivas, a iniciativa ofertará uma estrutura com palestras e oficinas que abordarão questões como; aspectos emocionais, sociais, de saúde, legais, organizacionais e empreendedorismo, para o desenvolvimento de projetos empreendedores no decorrer do Programa.
A coordenadora estadual de educação permanente em saúde e humanização, Nice Varela, o objetivo do programa.
”O programa traz como objetivo principal diminuir o desconforto que pode surgir durante o processo de aposentadoria e apresentar a esses servidores nesse momento, do ciclo laboral, novas perspectivas de vida, trazendo ali novas possibilidades para o desenvolvimento, não somente enquanto pessoa, mas também de projetos empreendedores que podem aí surgir no decorrer da execução do programa”, destacou.
A cerimônia de abertura ocorrerá no auditório do TCE nesta sexta-feira (16/06) e o programa será realizado até o mês de agosto, onde no decorrer desses meses serão levantando os temas: autoconhecimento não tem idade, arteterapia, coach com ferramenta de autoajuda, estratégia de qualidade de vida, projeto social com ferramenta de engajamento, planejamento financeiro, dentre outros.
O objetivo principal dessa iniciativa é assegurar que os servidores disponham de todas as informações essenciais e do apoio apropriado para tomarem decisões conscientes e bem fundamentadas no que diz respeito à sua aposentadoria. É de suma importância preparar os funcionários para essa nova etapa de suas vidas, abordando cuidadosamente os aspectos financeiros, emocionais e de planejamento envolvidos.
Programa de Preparação para Aposentadoria
O Programa foi criado pelo TCE em 2011 e posteriormente passou a ser uma política pública, que tem como intuito minimizar as consequências do processo de aposentadoria, além de apresentar novas perspectivas de vida àqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento da sua instituição ao longo de suas histórias.
Lembrando que, os investimentos públicos em programas de valorização ao idoso atendem diretamente no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva