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Hospitais estaduais alcançam alta conformidade com práticas de segurança do paciente

Apresentaram alta conformidade os hospitais Regional Norte (HRN), São José (HSJ), de Messejana (HM) e Geral de Fortaleza (HGF) Quatro hospitais da ...

06/06/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Apresentaram alta conformidade os hospitais Regional Norte (HRN), São José (HSJ), de Messejana (HM) e Geral de Fortaleza (HGF)

Quatro hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) apresentaram alta conformidade com as práticas de Segurança do Paciente, segundo o Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2022. Publicado no início de maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o documento aponta a qualidade dos serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figuram na lista do Ceará o Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, e três unidades situadas na Capital: Hospital São José (HSJ), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – todos vinculados à Rede Sesa. Dos 36 hospitais com UTI existentes no estado, 15 apresentaram alta performance na avaliação.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente — UTI é promovida desde 2016 pela Anvisa, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária do país. Apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, a iniciativa visa promover a cultura da segurança, enfatizando a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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As unidades participantes precisam preencher formulário com 21 questões relativas à implementação de práticas de segurança do paciente

O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo baseados na Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em serviços de saúde. Entre os requisitos analisados estão a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente com protocolos de prática de higiene das mãos, prevenção de infecções e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Além do preenchimento de formulário, é exigida dos hospitais a comprovação documental das ações. Algumas unidades de saúde selecionadas passam, ainda, por vistoria presencial.

HRN

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, integra a lista de hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente.

“Essa avaliação nos permite fazer uma análise de 21 indicadores, tanto de estruturas, quanto de processos relacionados à segurança do paciente, que nos possibilitam refletir sobre como estamos atualmente nessas práticas de segurança e propor mudanças para cada vez mais atingirmos um grau de excelência em segurança com a realização de ciclos de melhoria anuais para prevenir e reduzir os riscos e danos proporcionados pela assistência à saúde”, explica o gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP), João Kildery Silveira Teófilo.

Teófilo ressalta ainda que a avaliação permite refletir sobre alguns pontos críticos dentro do processo de segurança do paciente, como a prevenção de infecções hospitalares, de eventos adversos como quedas, lesão por pressão, além de práticas preventivas como higiene das mãos e processos de identificação segura, comunicação efetiva e cirurgia segura. “Ser reconhecido nacionalmente por três anos consecutivos no exercício dessas práticas de segurança mostra que o HRN está no caminho certo, buscando cada vez mais qualificar a assistência e dar um cuidado seguro aos pacientes”, avalia.

HSJ

O feito é inédito para o Hospital São José (HSJ). Segundo Ruth Araújo, infectologista e coordenadora do Núcleo da Segurança do Paciente (NSP) da unidade, o núcleo vem trabalhando, desde a sua criação, em 2018, em prol do acompanhamento e análise dos eventos adversos e da implementação da cultura de segurança entre os colaboradores.

“Essa realização nos enche de orgulho e é fruto do trabalho árduo e contínuo pela busca da melhoria no cuidado, não só do NSP do Hospital, como principalmente das equipes assistenciais, que são os grandes atores desse processo. A equipe do NSP parabeniza a UTI e toda a equipe assistencial pelo feito e espera atingir, nos próximos anos, 100% de conformidade com as práticas de segurança”, pontua.

HM

Para o coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Messejana (HM), Diógenes Ribeiro, o resultado determina um amadurecimento constante da cultura da segurança na instituição. Além disso, segundo ele, é fruto dos esforços não só do Núcleo, da Gerência de Risco, do Escritório da Qualidade e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, mas, sobretudo, da Direção hospitalar, dos coordenadores de unidades e de todos colaboradores do hospital.

“A Equipe recebeu com extrema alegria esse resultado e o compartilha com a diretoria, chefes de unidades e todos os colaboradores do HM, certos de que seguiremos ainda mais parceiros na contínua melhoria da qualidade e segurança assistencial de nossos pacientes”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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Avaliação possibilita refletir ações de práticas de segurança do paciente

HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH), atua ativamente na disseminação da cultura de segurança do paciente através de treinamentos, capacitações e atividades de conscientização para os profissionais. Anualmente, dois grandes eventos marcam o calendário da equipe: o Abril Pela Segurança do Paciente e o Missão Sentinela.

“É um esforço nosso por ações que buscam promover educação e reforçar a importância de manter os protocolos de qualidade de maneira lúdica a divertida”, explica a enfermeira e coordenadora do NSPQH do HGF, Araguacy Rebouças.

Os números divulgados pela Anvisa, pontua a profissional, são um reflexo da parceria ativa dos mais diversos setores do hospital junto ao NSPQH, à Gerência de Risco e à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade. “É um resultado que mostra que o HGF é um hospital de referência não só por sua magnitude e complexidade, mas, principalmente, pela qualidade do cuidado prestado ao paciente”, finaliza.

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