Sexta, 29 de Novembro de 2024 02:30
31 98592-5801
Saúde Acre

Educação entrega kits de saúde bucal aos alunos da Escola Duque de Caxias

A Divisão de Assistência Educacional e Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 9, na Escola ...

09/05/2023 14h00
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Divisão de Assistência Educacional e Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 9, na Escola Duque de Caxias, localizada na BR-364, Bairro Belo Jardim, em Rio Branco, kits de higiene bucal para os alunos do ensino fundamental, anos iniciais.

Ao todo, foram beneficiados 319 alunos do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental. Além da Duque de Caxias já foram entregues kits de higiene bucal nas escolas Ercília Feitosa, localizada no Bairro Liberdade (antigo Dom Moacyr), Oscar Felício, no Bairro Albert Sampaio e Ramona de Castro, no Bairro Sobral.

Alunos do ensino fundamental, anos iniciais, receberam kits de higiene bucal. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Alunos do ensino fundamental, anos iniciais, receberam kits de higiene bucal. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com Chelda Vasconcelos, dentista que trabalha na Divisão de Assistência Educacional, além da entrega dos kits, que contêm creme dental e escova, também estão sendo realizadas palestras educativas aos estudantes. “Precisamos explicar aos alunos por quê ocorre a cárie”, disse ela.

Para isso, durante a palestra, é apresentado um dente sadio e um outro enfermo. Também é explicado aos alunos que um dente doente inicia com a mastigação, quando se deixa a cavidade bucal suja. “Isso vai acionar uma bactéria que vai destruir as camadas dos dentes”, explica.

Chelda Vasconcelos: “queremos combater as cáries entre os alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Chelda Vasconcelos: “queremos combater as cáries entre os alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Chega um momento em que o aluno, segundo ela, não vai mais para a escola devido a dor do dente. “Por isso, é importante fazer uma escovação adequada, de no mínimo quatro vezes por dia, e como somos contra a extração, explicamos que é necessário o tratamento”, afirmou a profissional.

A diretora da escola, professora Luciete dos Santos Monteiro, parabenizou a ação da SEE e disse que ela é muito importante para a comunidade. “Essa ação traz mais qualidade de vida aos alunos”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.