A parede de 60 metros de comprimento foi pintada com símbolos que homenageiam pacientes e colaboradores do hospital
A fachada do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) ganhou novas cores e desenhos. Durante um reparo na estrutura externa da unidade, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o muro de 60 metros de comprimento foi pintada com símbolos que homenageiam pacientes e profissionais. O espaço tem chamado a atenção de quem passa pelo equipamento, situado no bairro Messejana.
Com o apoio da Direção, o projeto foi pensado em detalhes e leva a assinatura do artista Igor Mastrillo, responsável pela criação autoral, e do auxiliar de Manutenção do HGWA, Francisco Airton, que colaborou no processo. Nas ilustrações, pulmão, coração, cérebro e muitas flores estão nos destaques. Os médicos, enfermeiros e pacientes, representados por crianças e adultos, também estão nas imagens. Um desenho de três profissionais de saúde com asas caracteriza um dos momentos mais fortes da pandemia de covid-19, quando muitos foram chamados de anjos. Os materiais de segurança também estão retratados como luvas e máscaras de proteção.
Um desenho de três profissionais de saúde com asas caracteriza um dos momentos mais fortes da pandemia de covid-19, quando muitos foram chamados de anjos
A diretora administrativa do HGWA, Carla Fonteles, explica que, no passado, o mesmo muro já havia recebido uma pintura artística. Na ocasião, foi observado que quando são feitas essas intervenções, evita-se danos no local, como pichações, por exemplo. “Conversamos com o artista e explicamos como é o atendimento, nosso público prioritário, nossos valores e propósito, e deixamos que a criatividade aflorasse”, explica.
Fonteles pontua que a expectativa é deixar uma inspiração para visitantes, pacientes, transeuntes e profissionais. “Queremos mostrar nosso olhar humanizado. Tenho certeza que o artista conseguiu captar, transbordando toda essa emoção. Agora, é observar como a comunidade irá traduzir essa essência”, afirma.
O artista multidisciplinar Igor Mastrillo conta que a proposta é realmente refletir, simbolicamente, o coração, o cérebro e o pulmão do HGWA. Ele destaca que as cores seguiram uma linha tropical, de alegria e leveza. “São seis desenhos grandes, seis flores e alguns símbolos menores. Uma das ilustrações é uma criança sorrindo, representando o amor e o cuidado dos médicos com seus pacientes. As asas representam os nossos heróis da vida”, destaca.
Francisco Airton (à direita) atuou como ajudante no trabalho. Para ele, o sentimento é de gratidão
Para Francisco Airton, que atuou como ajudante no trabalho, o sentimento é de gratidão. “As pessoas passam e se reconhecem. Acaba sendo uma homenagem a todos os profissionais, além de dar outra vida à fachada do hospital”.
Juliana Vieira, enfermeira da Educação Permanente do Centro de Estudos, ficou encantada ao passar pela parede. Ela conta que se sentiu homenageada e o que mais lhe chamou atenção foram as cores e a representação de cada função. “Adorei a pintura. Achei que ficou com uma visão moderna e agradável, tirando aquela ideia cinzenta que a maioria das pessoas têm de uma unidade de saúde. Senti-me representada porque o HGWA é a minha segunda casa, às vezes a primeira. É um lugar de vida, de trabalho, de sorrisos, de cura e de despedidas”, expressa Vieira.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas