A 120ª edição do Campeonato Baiano de Futebol, competição organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), disputada pelos times do Bahia e Jacuipense, na Arena Fonte Nova, em Salvador, neste domingo (2), contou com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior. Na abertura da disputa, os jogadores entraram em campo com a faixa “A Bahia de mãos dadas contra a fome” e vestiram a camisa do Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
“Eu queria parabenizar, inicialmente, a FBF por mais uma edição do Baianão e dizer que, além do sentimento de festa por comemorar o futebol, hoje, acima de tudo, queremos destacar a sensibilidade de cuidar da nossa gente. Por isso estamos aqui para também divulgar o programa Bahia Sem Fome”, destacou Geraldo Júnior.
A ação de sensibilização para o programa, que contou com o apoio da Arena Fonte Nova, sensibilizou o público a aderir à campanha de doação de alimentos, e contou com postos de arrecadação nas entradas do estádio, nos setores Norte e Sul. Para o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, a oportunidade é de grande impacto para o objetivo da campanha. “Estar nessa arena e ver os jogadores entrarem com a camisa e com a faixa de um programa que tem como centralidade assegurar o direito à alimentação a quem mais precisa mostra que nós podemos unir forças e, em um grande mutirão, chegar a quem mais precisa”, pontuou Tiago.
Incentivo ao esporte
Geraldo Júnior participou da premiação das seleções, com a entrega de medalhas aos campeões e vice-campeões do Campeonato Baiano. O governador em exercício também condecorou o camisa 9 do time do Bahia, com o troféu Craque das Finais.
Na ocasião, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, destacou a importância dos investimentos do Estado no incentivo ao esporte na Bahia. “Além da concessão da Fonte Nova, do estádio de Pituaçu e de diversos estádios municipais que o Governo do Estado reformou e reconstruiu, que permitem aos times do interior jogarem e terem um bom desempenho, nós estamos aqui na melhor concessão de PPP do Brasil, que é a Arena Fonte Nova”, declarou Davidson.
Transmissão exclusiva da TVE
No final do jogo, o placar Bahia 3 X 0 Jacuipense conferiu ao Tricolor de Aço o 50º título do Baianão. Resultado de um investimento de R$ 4,7 milhões do Governo do Estado, por meio de contrato firmado entre o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) e a FBF. A disputa teve transmissão exclusiva da TVE, com retransmissão em rede nacional, pela TV Brasil. Conteúdos exclusivos da partida entre o Bahia e o Jacuipense foram disponibilizados no perfil da TVE, no Instagram.
O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, destacou a importância da exibição da partida para o fortalecimento do futebol baiano. “Os baianos são apaixonados por futebol e a TVE hoje é a casa do futebol baiano, transmitindo todos os campeonatos aqui do estado, apoiando os times, dando visibilidade aos jogadores e, principalmente, pensando nos torcedores, que agora conseguem assistir pela TV e pela internet. Hoje, essa final foi histórica não só porque o Bahia conquistou o 50° título, mas porque foi a primeira final na história do campeonato baiano, que tem mais de 100 anos, que foi transmitida em rede nacional, em parceria da TVE com a TV Brasil”, enfatizou o diretor-geral.
Repórter: Laís Nascimento
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas