Os moradores do bairro de Marcos Freire, no Jaboatão dos Guararapes, estão participando de um programa-piloto de saúde coordenado pela Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é minimizar a incidência de casos de diabetes e hipertensão entre a população local, assim como a mortalidade causada por doenças crônicas e ainda realizar ações preventivas de atenção básica à saúde. Aproximadamente quatro mil pessoas estão cadastradas.
A cada 15 dias, sempre às terças-feiras, os pacientes da Unidade de Saúde da Família Inaldo Alves de França I, em Marcos Freire, são acompanhados por um equipe multidisciplinar composta por um médico da família, uma enfermeira, técnico em enfermagem, nutricionista, educador físico e um residente de Medicina. Eles passam por consulta médica, recebem orientações sobre cuidados com a saúde em geral, além de receberem dicas de como manter uma alimentação saudável e atividades físicas.
A professora Edneide Pedrosa é uma das pacientes acompanhadas pelo programa. Ela elogiou o atendimento realizado pela equipe de profissionais da unidade de saúde. “Eles são maravilhosos e nos dão toda a atenção. Depois que passei a ser acompanhada por eles minha saúde melhorou muito. Só tenho a agradecer”, declarou Edneide.
A enfermeira Cássia Pontes, que coordena o programa-piloto de saúde juntamente com o médico da família, Guilherme Garcia, apontou alguns ganhos após a implementação da ação. “Realizamos uma busca ativa e conseguimos identificar praticamente 100% de pessoas diabéticas e hipertensas no bairro. Dessa forma é possível fazer uma estratificação preliminar dos casos e com isso evitar complicações cardiovasculares, a exemplo de AVC e Infarto. Além disso, temos um grupo para promoção à saúde voltado aos hipertensos e diabéticos. O foco é na mudança de estilo de vida com orientações sobre alimentação saudável e educação física”, explica a enfermeira.
A coordenadora de Atenção Básica do Jaboatão, Morgana Bezerra, informa que alguns casos clínicos são discutidos com especialistas do Hospital das Clínicas de Minas Gerais, por meio da Telemedicina (troca de experiência de serviços de saúde de forma online). “É importante essa troca de informações para evitar a incidência de doenças graves entre a população e ainda reforçar o trabalho de atenção primária à saúde”, pontuou Morgana.
O programa-piloto de saúde na USF de Marcos Freire segue até o final do ano. Ele deverá ser aplicado em outras unidades de saúde do Jaboatão.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva