Domingo, 24 de Novembro de 2024 08:08
31 98592-5801
Esportes Mato Grosso do Sul

Copa Brasil de Paracanoagem teve disputas eletrizantes no Parque das Nações Indígenas

Foram dois dias agitados no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com a realização da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, contan...

20/03/2023 11h31
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Divulgação/CBCa
Divulgação/CBCa

Foram dois dias agitados no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com a realização da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, contando com mais de 70 atletas na água. Grandes nomes da modalidade marcaram presença, com disputas eletrizantes, valendo vaga ao Mundial e Copa do Mundo de Paracanoagem. O evento foi organizado pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

A prova de destaque foi na classe VL2 masculino, entre o campeão paralímpico sul-mato-grossense Fernando Rufino (CRA) e o campeão mundial Igor Tofalini (ICL), representando o Paraná. Depois de muita emoção, o paranaense levou a melhor sobre Cowboy de Aço. A final da classe teve seis canoístas na água. Rufino saiu na frente, mas nos metros finais foi superado por Tofalini, que chegou à marca 49s090. Esta é a terceira disputa direta da dupla em finais, que se enfrentaram também no Pan-Americano e Mundial.

“Todo dia é uma disputa pra gente, treinamos juntos em Ilha Comprida (SP), então sempre estamos dando o máximo. Me sinto privilegiado de treinar ao lado de grandes atletas como ele [Rufino]. Essa boa disputa pra mim faz com que eu entre na água diariamente com mais coragem, e com a vontade de ganhar mais medalha. E é importante essa disputa também, porque faz a gente crescer com certeza”, destacou Tofalini.

Finalizando o percurso de 200 metros na canoa com a marca de 50s080, a menos de um segundo de diferença de Tofalini, Fernando Rufino, atual campeão paralímpico na VL2, quer virar o jogo até a Olimpíada de Paris02024. Já no caiaque, pela disputa da classe KL2, o peão pantaneiro está mais tranquilo, fechando a prova com o tempo de 43s010 e ficou com o ouro. A prata foi para Uilian Ferreira Mendes (IBRES) e o bronze com Flavio Reitz (ANI).

“O Tofalini é um grande campeão, um cara responsável demais. Um cara que eu espelho muito pela qualidade e técnica. Ele é campeão mundial, eu também sou, nós estamos no esporte é para competir, dentro da água somos adversários, fora somos compadres. Agora, é aprender a fazer o leme, para finalizar melhor a prova”, salientou o Cowboy de Aço de Mato Grosso do Sul.

Foram dois dias de disputa, no sábado (18) e no domingo (19), com o total de 30 provas nas categorias KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va’a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino.

Parceria de sucesso

Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul foi sede da Copa Brasil de Paracanoagem, evento que abriu o calendário nacional da modalidade paralímpica. Nesta edição, a parceria entre Governo do Estado e CBCa cresceu e o resultado superou todas as expectativas.

“O Governo de Mato Grosso do Sul é parceiro de primeira hora do esporte aqui no Centro-Oeste. Eles abraçaram a nossa causa de trazer este evento mais uma vez pra cá. Então a gente só tem a agradecer por essa parceria, por tratar o esporte muito bem. E ao mesmo tempo estamos conseguindo seguir com a nossa proposta de descentralização, sair do eixo de grandes capitais e levar o esporte para as outras regiões e popularizando ainda mais a canoagem”, disse Rafael Girotto, presidente da CBCa.

Junto à Copa Brasil no Parque das Nações Indígenas, Fundesporte e Setescc organizaram o Festival de Verão no Parque, com uma série de atividades esportivas e de lazer à população de todas as idades. “O que está dando certo a gente tem que manter e ampliar. Iniciamos essa parceria com a Confederação, oferecendo as melhores condições para receber os atletas. Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste evento e Mato Grosso do Sul sempre estará à disposição para realizar competições desta magnitude”, enfatizou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou o resultado expressivo que a competição trouxe para a CBCa e para o Estado, evidenciando a modalidade e aquecendo a economia e o turismo local. “Nós temos um olhar muito grande para o paradesporto em Mato Grosso do Sul, com bons resultados. A vinda deste evento é um reconhecimento do esforço dos nossos atletas e do Governo do Estado em trazer grandes competições esportivas, que também motivam os atletas, atrai novos atletas e, além disso, gera um fluxo turístico e econômico para o estado”.

Quem também acompanhou de perto as disputas no lago do Parque das Nações Indígenas foi o deputado federal Beto Pereira, parlamentar que é membro da Comissão de Esportes da Câmara Federal. “O incentivo ao esporte, através da exposição com eventos como este aqui em Campo Grande, mostrando o que há de melhor, é de fundamental importância. Isso incentiva os que querem iniciar no esporte, e também demonstra a pujança de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. A gente vê vários atletas de renome que são filhos da terra e, portanto, é algo que é motivo de muito orgulho”.

De acordo com a CBCa, nos próximos dias será divulgada a lista dos atletas que irão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem e na Copa do Mundo será constituída a partir de resultados obtidos na Copa Brasil de Paracanoagem. A Copa do Mundo acontecerá em Poznán (Polônia), entre os dias 26 e 28 de maio, e o Mundial será realizado em Duisburg (Alemanha), de 23 a 27 de agosto.

Confira todos os resultados da Copa Brasil de Paracanoagem:

Resultados finais – 1ª etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2023

Lucas Castro, Fundesporte e Fábio Canhete, CBCa

Fotos: Divulgação/CBCa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 06h04
14°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

14° Sensação
1.64 km/h Vento
92% Umidade do ar
38% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)

Mín. 15° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Chuvas esparsas