OPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2022 – 2026da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram lançados nessa segunda-feira (23)
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2022-2026 foi elaborado seguindo duas metodologias distintas e complementares. As dimensões administrativas foram desenvolvidas em um contexto estratégico, mediante atividades de coleta e de atualização de dados coordenadas pela Comissão de Elaboração do PDI, com apoio direto da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e de seu Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI).
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), por sua vez, foi construído a partir de uma metodologia participativa e democrática, que envolveu uma ampla discussão, junto à comunidade acadêmica, acerca das políticas institucionais e das diretrizes pensadas para a Uece para o próximo quadriênio. Como resultado, foi elaborado um documento completo e abrangente, que reflete os anseios e os objetivos almejados pela instituição para o futuro próximo.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia o reitor da Uece, professor Hildebrando Soares; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe Lima de Araújo, a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel, e a Presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Guiseppe apresentou a composição doPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que contou com a participação de vasta equipe e com a coleta e análise de dados, consolidação das informações para a construção do documento final. “O documento aborda as Políticas de Graduação, de Formação de Professores, de Ensino a Distância, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Internacionalização e Inovação, Socioambiental, Estudantis, de Acessibilidade e Inclusão e de Gestão”, comenta.
Em seguida, a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel, fez a apresentação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Para a professora Mazza, o PPI “tem duas dimensões muito importantes: uma dimensão política, uma vez que ele indica uma política para se fazer ensino superior na Uece, e uma dimensão pedagógica, que indica a forma como vai ser concretizada essa dimensão política”.
O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, apontou a importância da construção do Plano e do Projeto: “Diante do plano construído e apresentado, vê-se que a Uece possui um norte, e o apoio da Funcap e da Secitece é fundamental para que a Universidade possa crescer e fortalecer, melhorando cada vez mais a sua infraestrutura”.
Sandra Monteiro, titular da Secitece, pontuou que os planos apresentados extrapolam os muros da Uece. “Vejo o que foi apresentado aqui como um desafio propositivo, uma vez que existe a necessidade de reestruturação da ciência e da educação. O PDI tem uma importância para além da Uece, sendo importante para o Estado. Muitas das proposições que aqui foram apresentadas é importante que sejam alinhadas no Plano Plurianual (PPA), então fica aqui minha sugestão”, pontuou a secretária.
O reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, encerrou a cerimônia pontuando que a construção dos Plano e do Projeto está inserida em uma política de gestão da universidade: “O PDI e o PPI estão em sintonia com o nosso Plano de Gestão, permitindo que coloquemos em prática o que foi elaborado democrática e coletivamente, dentro daquilo que estabelecemos como palavras-chave da gestão, democracia, inclusão e inovação. Vemos a chegada de novos Governos Federal e Estadual como uma possibilidade de ampliação das políticas de ensino superior no estado, uma vez que as três universidades estaduais do Ceará representam 45% da oferta de vagas do ensino superior público no Estado. É importante que as universidades estaduais também sejam vistas pelo Governo Federal, uma vez que elas são responsáveis por uma grande parcela da educação superior pública no país. Em março deste ano, o ministro da Educação, ex-governador do Ceará, Camilo Santana, irá receber os reitores das instituições estaduais, em encontro semelhante ao ocorrido há alguns dias com reitores das universidades federais. Isso representa os novos tempos que vivemos, um cenário mais favorável à valorização da educação, da ciência e das universidades”.
Também estiveram presentes pró-reitores, diretores administrativos e presidentes de sindicatos. Ao final, o reitor fez a entrega do documento virtual para os integrantes da mesa.
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