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Educação Ceará

Dia Internacional da Educação: gestores escolares recebem cartas redigidas por alunos

O Dia Internacional da Educação, celebrado anualmente em 24 de janeiro, é momento oportuno para reconhecer a importância do processo de ensino e ap...

24/01/2023 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Dia Internacional da Educação, celebrado anualmente em 24 de janeiro, é momento oportuno para reconhecer a importância do processo de ensino e aprendizagem para a formação do indivíduo, no caminho do desenvolvimento cognitivo, intelectual, social, afetivo e humano.

Dentro desta perspectiva, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) apresenta iniciativa idealizada pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 15, que convidou estudantes a escreveram depoimentos direcionados a gestores das unidades de ensino da região, reconhecendo-os pelo papel que desempenham e demonstrando suas expectativas para o ano letivo de 2023.

A coordenadora da Crede 15, Jeane Noronha, explica que os jovens enviaram as cartas via Whatsapp. Os textos foram formatados de acordo com a proposta temática da Jornada Pedagógica, que teve como lema “reconhecer e celebrar a caminhada e reimaginar os futuros da educação na região dos Inhamuns”.

Acesse as mensagens escritas pelos alunos

Cada diretor recebeu uma carta, por ocasião do encontro da Jornada Pedagógica, realizada na última semana. Houve, entretanto, a produção de várias outros recados escritos, que serão dados pelos alunos, pessoalmente, no retorno às aulas.

“O intuito era realizar uma ação de acolhimento aos gestores, ressaltando a importância da gestão escolar para a vida de nossos estudantes e para o sucesso educacional. Além do acolhimento, visamos também promover maior engajamento de cada gestor no seu fazer pedagógico, acreditando que a motivação é forte aliada para o alcance de resultados significativos. Consideramos que seria interessante entregar as produções neste momento em que cada gestor está pensando, junto com suas equipes pedagógicas, o planejamento para 2023”, esclarece Jeane.

Influência

Claudenice Melo é diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antônia Vieira Lima, em Tauá, há 6 anos, e considera a homenagem recebida como um gesto carregado de afeto e gratidão, capaz de gerar bons sentimentos.

“Ao ler a carta, fiquei muito lisonjeada com cada palavra escrita. Como foi bom saber o quanto somos influenciadores da transformação de pessoas! Essa carta veio validar o poder positivo que desempenhamos junto aos nossos jovens. Destaco um trecho em que a aluna cita que na escola não aprendemos apenas os conhecimentos acadêmicos, mas muito além disso, convivência, amor, empatia, amizade e laços afetivos”, enfatiza.

Neste sentido, a diretora entende que a escola precisa assumir-se como espaço de inclusão social, “que abrace as muitas juventudes”, possibilitando a ascensão social por meio do conhecimento. “Senti-me muito motivada a continuar minha caminhada na educação, inspirando nossos jovens a lutarem por seus sonhos”, define.

Indicação

Acrízio Carlos é diretor da Escola de Ensino Médio (EEM) Leandro Lopes de Sousa, em Aiuaba, desde 2020. O gestor avalia a produção das cartas como uma excelente iniciativa. “Ela nos dá indícios do que acertamos no ano anterior e nos encoraja a continuar o trabalho, sempre objetivando o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos”, ilustra.

O gestor descreve a educação como principal instrumento para o desenvolvimento de uma nação. “A educação é um investimento de longo prazo que possibilita às pessoas conseguirem uma melhor qualidade de vida. Através dela, podemos nos tornar mais críticos em relação às problemáticas que se apresentam na sociedade e, com isso, tentar transformar para melhor a realidade na qual estamos inseridos”, pontua.

Rede estadual no Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) tem como missão garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do estudante. A rede estadual conta com 750 escolas e 406 mil alunos. Do total de escolas, 392 atendem em tempo integral. A rede é responsável pela oferta do Ensino Médio, enquanto compete aos municípios a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, este último, compartilhado com o estado, onde o município solicita colaboração.

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