O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou nesta quinta-feira (29) que planeja "reabrir totalmente" a cidade a partir do dia 1º de julho.
"Nosso plano é reabrir totalmente a cidade em 1º de julho. Estamos prontos para lojas, cinemas e escritórios abrirem", declarou em uma entrevista à emissora MSNBC.
Em mais de um ano, será a primeira vez que Nova York reabrirá completamente. O primeiro fechamento da cidade foi em março de 2020, quando ela se tornou o epicentro da pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos.
De Blasio ainda explicou que a reabertura só será possível por conta da grande quantidade de pessoas já vacinadas.
"O que estamos vendo é que as pessoas foram vacinadas em números extraordinários, as vacinações estão ganhando e as infecções entrando em colapso. Este será o verão de Nova York. Acho que as pessoas vão migrar para a cidade porque querem viver de novo", explicou o prefeito.
De acordo com dados da prefeitura, mais de 6 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus foram administradas na cidade. Além disso, cerca de 36% da população adulta de Nova York já está imunizada.
O prefeito de Nova York, no entanto, não deixou claro se as normas das máscaras de proteção permanecerão em vigor depois da reabertura.
Desde o início da pandemia, a cidade registrou quase 925 mil casos de covid-19 e pouco mais de 32 mil mortes relacionadas ao vírus.
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 16° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 24°
Chuvas esparsas