Domingo, 24 de Novembro de 2024 20:16
31 98592-5801
Direitos Humanos Maranhão

Escolas e faculdades não podem impedir acesso a aulas online de alunos inadimplentes, afirma Procon/MA

Legislação também proíbe que as escolas impeçam a realização de avaliações e utilização de outros serviços.

22/04/2021 18h15 Atualizada há 4 anos
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
 <em>Legislação também proíbe que as escolas impeçam a realização de avaliações e utilização de outros serviços (Foto: Divulgação)</em>
Legislação também proíbe que as escolas impeçam a realização de avaliações e utilização de outros serviços (Foto: Divulgação)

O atraso de mensalidades não deve ser motivo para que alunos de escolas e faculdades particulares tenham o acesso a aulas online negado. A orientação, que já era válida para o ensino presencial, também se aplica aos sistemas de ensino híbridos ou online adotados na pandemia. Se ocorrer, tal prática se caracteriza como abusiva, de acordo com o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA). 

“A instituição de ensino não pode de maneira alguma punir pedagogicamente ou constranger seus alunos por uma inadimplência atual; essa prática é vedada pela Lei n° 9.870 de 99, que trata especificamente sobre mensalidades escolares no país e é considerada abusiva de acordo também com o Código de Defesa do Consumidor”, informou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

Direitos

Além de não impedir o acesso às aulas, a legislação também proíbe que as escolas impeçam a realização de avaliações e utilização de demais serviços, como acesso a portais e sistemas de ensino e a bibliotecas. 

E, mesmo que não renovem as matrículas ao final do período letivo, o que é permitido por lei, outra prática vedada às instituições de ensino é reter ou não expedir documentos como declarações e certificados de conclusão de curso.

“Nossa orientação é que nesses casos, antes de tudo, o estudante ou seu responsável busque a negociação com a instituição e, caso seja necessário, denuncie ao Procon/MA”, explicou Karen Barros. 

A formalização das denúncias ao órgão de defesa do consumidor pode ser feita pelo site www.procon.ma.gov.br, aplicativo Procon MA, ou ainda presencialmente. Nas unidades do instituto o atendimento é realizado com agendamento prévio, feito também pelo site, app ou telefones (98) 3261-5100 e (98) 3261-5151.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 18h05
18°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

18° Sensação
3.3 km/h Vento
75% Umidade do ar
38% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)

Mín. 15° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Chuvas esparsas