O Governo do Tocantins encerrou na tarde desta sexta, 1° de julho, na fazenda Brilhant, município de Gurupi, região sul do Estado, a primeira edição da Rota da Pecuária, projeto que tem como objetivo apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses e mostrar, na prática, as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor.
Realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com pecuaristas, instituições e empresas ligadas ao setor agropecuário, a Rota da Pecuária percorreu mais de 2.500 km, visitando sete propriedades entre pequenas, médias e grandes propriedades. Nas visitas, puderam conhecer suas condições das pastagens, produção de grãos e silagem para alimentação do gado, genética e produtividade animal, preocupação com sustentabilidade e uso da tecnologia.
Fazenda
A Fazenda Brilhant, localizada na BR-153, a 10 km de Gurupi, conta hoje com cerca de 1.700 animais. A produção é voltada para recria de machos, na seleção genética de bovinos da raça Nelore PO (Puro de Origem), com o programa de melhoramento genético e implantação da tecnologia em FIV (fertilizaçãoin Vitro). A fazenda, que é de propriedade da família Stival, é comandada por João Vitor Stival.
Pesquisas
Além disso, a Fazenda Brilhant também realiza pesquisas científicas, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre pastagens e grãos. Os trabalhos desenvolvidos na propriedade visam ao melhoramento genético da raça Nelore e também a uma melhor fertilização do solo.
Segundo o titular da Seagro, Jaime Café, durante a expedição, nossa equipe conseguiu mostrar a pecuária real, seus desafios e exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas nesta primeira edição. "Percebemos que é uma verdadeira fábrica a céu aberto, onde se atrelam tecnologia, genética e produção. É de onde sai grande parte da exportação da carne tocantinense, sendo um exemplo para o Tocantins e o Brasil, agregando lucro, produção e tecnologia”, enfatizou.
De acordo com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, durante a semana, foram percorridos 2.500 km visitaram 7 propriedades rurais. “Pudemos ver as diversas tecnologias do gado cria e recria e engorda, o que gera riqueza, onde sai toda carne para exportação do Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar o produtor, ainda mais”, enfatizou.
O proprietário da Fazenda Brilhant, João Victor Stival, afirmou que a criação do gado na fazenda é no sistema rotacionado (intensiva e adubada) para recria de machos. “Enquanto a média estadual é de 0,7 animais por hectare, nós conseguimos criar 7 animais por hectare, portanto mais animais, produzindo mais arroba e, consequentemente tornar a fazenda mais produtiva e sustentável “, destacou.
Participantes
No encerramento, participaram também secretários de agricultura de municípios vizinhos, agropecuaristas da região, estudantes, entre outros.
Propriedades rurais que foram visitadas pela Rota da Pecuária: a Fazenda Nova em Pedro Afonso - URT do projeto ABC Corte - Recria e Terminação de fêmeas em pasto rotacionado irrigado; Fazenda Araguaiana, em Araguatins - URT projeto ABC Corte - Recria e Terminação de machos - ILP; Fazenda Aviação, em Araguanã - Recria e Engorda de Macho - semiconfinamento; Fazenda São Geraldo - Agrogem - Ciclo completo; Boa Fortuna - ciclo completo; Fazenda Cedro - Biotecnologia reprodutiva; e Fazenda Brilhant - Recria Macho.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nublado