A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) elege o município de Aratuba para sediar os X Jogos Indígenas do Ceará, que tem como objetivo desenvolver as políticas públicas de esporte e lazer e fazer com que elas alcancem todos os territórios indígenas. “Aratuba é um município que foi habitado por indígenas e tem toda uma história. A escolha foi justa e será palco de uma grande festa”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.
Os Jogos dos Povos Indígenas busca a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.
Para o coordenador de Esporte da Sejuv, Roberto César, os jogos indígenas são uma comunhão. “Uma grande emoção aflora, neste momento de retomada. Os Jogos Indígenas são uma forte manifestação da cultura e uma digna reafirmação da identidade dos povos, que entram em comunhão por meio do esporte e da arte”, disse.
O evento está previsto para o final do mês de julho deste ano e irá contar com as seguintes modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.
As terras nos arredores de Aratuba eram habitadas por indígenas de origem tupi-guarani, como os canindés. Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente, a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas. Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo