Santa Catarina comemora no próximo ano os 275 anos da chegada dos primeiros casais açorianos no estado. E para o início das comemorações, o governador Carlos Moisés recepcionou, nesta segunda-feira, 28, na Casa d’Agronômica, a comitiva do Governo de Açores. O encontro ocorreu após o lançamento do “Projeto Viva Açores, conhecer é viver!”, realizado nesta manhã, no Palácio Cruz e Souza. O projeto histórico e cultural foi idealizado e desenvolvido pelo Grupo ND.
O chefe do Executivo estadual destacou a importância dos açorianos na contribuição para o desenvolvimento social e cultural de Santa Catarina. Disse que o momento é de comemoração e de estreitar os laços da relação histórica e fraternal existente entre as regiões. Também parabenizou o projeto do Grupo ND que valoriza ainda mais a cultura açoriana.
“É extremamente oportuno recebê-los em Santa Catarina. Precisamos ter orgulho das nossas origens e agora temos mais uma grande oportunidade. O projeto que está sendo desenvolvido inicia com muita força, apresenta nosso Estado, e mostra que nós temos a preservação da cultura, a arquitetura, os costumes açorianos e tudo o que herdamos dos nossos antepassados, dos que vieram desbravar o litoral catarinense e que merecem todo nosso reconhecimento. O Governo do Estado caminha lado a lado com este projeto que vai auxiliar ainda na troca de experiências e ao mesmo tempo visitas mútuas incentivando o turismo”, disse o governador.
Representando o presidente do Governo dos Açores, o secretário regional da Agricultura, Antônio Ventura, destacou que a recepção do governador Carlos Moisés, assim como o projeto do Grupo ND, são grandes reconhecimentos que fortalecem ainda mais as relações entre as regiões. “Para nós é uma honra, que muito nos orgulha. A partir de agora Santa Catarina e Açores estão ainda mais unidos. O projeto tem impacto não só aqui, mas também na nossa região. É um resgate histórico importante, que não traz apenas o passado, mas também projeta o futuro em termos de intercâmbios e outras parcerias.”
Os visitantes foram homenageados com a modinha, gênero musical trazido pelos portugueses na colonização do Brasil. As canções foram interpretadas pelo pianista Alexandre Dietrich e pela cantora Cláudia Ondrusek, ambos catarinenses.
Acompanharam o encontro o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, os secretários de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca; de Comunicação, João Cavallazzi; de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp; presidentes da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos e da Santur, Rene Ernesto Meneses Nunes; presidente Executivo do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli; diretor de Arte e Cultura da FCC, Luiz Ekke Moukarzel; diretor regional das comunidades açorianas, José Maria de Medeiros Andrade; coordenador do Centro do Protocolo e Relações Públicas da Presidência do Governo, Pedro Lima Pereira; presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Sérgio Luiz Ferreira e Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Rio Grande do Sul, Willian Agostinho Marques, prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, além de outras autoridades.
Projeto Viva Açores, conhecer é viver!
O lançamento do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Palácio Cruz e Souza. O projeto Viva Açores, conhecer é viver! estará presente em todas as plataformas do Grupo ND – televisão, portal de notícias na internet, revistas e jornal impresso – com ampla produção de conteúdos exclusivos a partir de abril até janeiro de 2023. O projeto tem a curadoria da professora e escritora Lélia Pereira Nunes.
Um dos principais objetivos do projeto é mostrar e aproximar os Açores de Santa Catarina, despertando o intercâmbio cultural e a prospecção de investimentos bilaterais. Equipes de jornalismo do Grupo ND vão percorrer e mostrar a vida no arquipélago, seu valor histórico e seu potencial econômico, turístico e cultural.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 29°
Chuva