O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), realizou, na última quarta-feira (26), a solenidade virtual de posse dos novos conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão (Ceirma) para o período entre 2021/2023. A solenidade virtual contou com a participação do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; representantes de órgãos estaduais e de movimentos e organizações sociais. No total, foram empossados 36 conselheiros e conselheiras titulares e suplentes indicados por diversas secretarias de governo e organizações sociais.
Após a posse dos novos conselheiros membros e suplentes, foram escolhidos os novos membros da Diretoria, que terá como presidente a secretária adjunta de Igualdade Racial, Socorro Guterres. Foram eleitos ainda, Jacinta Maria Santos, vice-presidente pela sociedade civil, representando os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs); Tamires Cristina Moreira Ribeiro, secretária-executiva poder público e representante da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), e Caroline Tayane Caetano da Silva, secretária-administrativa pela sociedade civil, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA).
Para o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, a posse dos novos conselheiros e a eleição da nova diretoria simboliza a consolidação da Política de Igualdade Racial no Maranhão: “Começamos um novo ciclo na luta pela política de igualdade racial e esperamos nos unirmos ainda mais para buscarmos novas ações. Reconhecemos o papel do Ceirma e estamos sempre à disposição para dialogarmos e trabalharmos em parceria”, afirmou.
“Nosso Maranhão tem construído uma nova história em ações pela promoção da igualdade racial e seguiremos firmes nessa luta. Agradeço a todos e todas pela confiança e ressalto a importância do reforçamos o nosso compromisso pelo fortalecimento da política no estado”, destacou a nova presidente do Ceirma, Socorro Guterres.
Ceirma
O Ceirma foi criado pela lei estadual nº 8.615, de 5 de junho de 2007, pelo então governador Jackson Lago, como órgão permanente de natureza deliberativa, formado por 36 membros e respectivos suplentes, em caráter paritário, com representantes do poder público e das organizações não-governamentais. É vinculado à SEIR.
Os conselheiros e conselheiras que tomam posse têm o compromisso com o controle social e com as políticas públicas de superação do racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária dentro de um estado democrático de direito.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas