OWrestling(luta olímpica) nacional volta a se reunir neste sábado (4) para a disputa do Campeonato Brasileiro Regional – Região II 2021. Os combates acontecerão no Ginásio Poliesportivo Manuel Teixeira da Costa, em Santa Luzia (MG), município pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A delegação de Mato Grosso do Sul vai participar com oito atletas e conta com apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
De acordo com a Confederação Brasileira deWrestling(CBW), organizadora do evento, aproximadamente 300 atletas vão duelar nas categorias infantil, sub-15, cadete, júnior e sênior, em busca de pontos ao ranking nacional, essencial para os critérios de definição dos contemplados do programa Bolsa Atleta, nos níveis federal e estadual.
O técnico da equipe sul-mato-grossense, Agnaldo Pereira dos Santos, acredita em bons resultados na competição. “Sempre vamos às competições com pensamento positivo. Tenho certeza que teremos bons resultados, muitas vitórias e medalhas. Queremos trazer mais um troféu para Mato Grosso do Sul. Todos já sabem que vamos sempre para brigar lá em cima, competir de igual para igual com os demais”.
O Brasileiro Regional também é um incentivo para os atletas mais novos, explica Santos. “Eles se dedicam, treinam bastante. Esses mais novos gostam muito de lutar e esse Brasileiro é mais uma oportunidade para adquirirem experiência no meio competitivo, para realmente analisarem as dificuldades e os principais desafios, como o controle do peso. É essencial que continuem participando dessas viagens, vão criando mais laços com o esporte e com o espírito de competição”.
Vicenzo Santullo pisará pela primeira vez no tapete em um campeonato nacional dewrestling. O jovem sul-mato-grossense, no entanto, já participou de competições de outras modalidades, longe de casa. “Ele ainda está conhecendo owrestlinge agora pode ver de perto como funciona uma competição. Isso pode despertar o desejo de continuar sendo um atleta da modalidade. Acredito que ele vai se dar bem já nesta primeira participação, vai gostar e servirá de aprendizado, uma experiência bem proveitosa”, enfatiza o técnico de Mato Grosso do Sul.
Confira abaixo a lista dos sul-mato-grossenses que disputarão o Brasileiro Regional II deWrestling:
Amanda Lima Leal– sênior, estilo livre feminino, até 57 kg
Dan Ryan Ferreira Borges– cadete estilo livre, até 55 kg
Gustavo Oliveira da Costa– infantil estilo livre, até 55 kg
José Luiz Prado– sub-15 estilo livre, até 62 kg
Luan Alves Cabral– sub-15 estilo livre, até 57 kg
Paulo André Gonçalves da Silva– cadete estilo livre, até 71 kg e júnior, até 70 kg
Ryan Samuel Brandão- infantil estilo livre, até 38 kg
Vicenzo Santullo Pisciottano- infantil estilo livre, acima de 55 kg
Lucas Castro, Fundesporte
Foto de destaque: Divulgação
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo