Os Centros Socioeducativos da Funac realizaram ações em alusão ao Outubro Rosa para enfatizar o autocuidado e prevenção ao câncer de mama. Participaram da atividade adolescentes, servidores e familiares. O evento contou com a presença de Tamara Maia, que ministrou a palestra no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão e Geyslane Monteiro da Clínica da Saúde da Mulher (CAISM), que conversou sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama (masculino e feminino), no Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon. Já em Imperatriz, o Centro Socioeducativo de Internação em Imperatriz realizou o Encontro de Famílias e integrou toda a comunidade socioeducativa.
O socioeducando ressalta que na palestra obteve muitos conhecimentos sobre a temática. “Eu aprendi que homem também pode ter câncer de mama, essas informações são importantes para nós que estamos em cumprimento de medidas socioeducativas”, comenta.
Para a diretora do Centro Socioeducativo do São Cristóvão, Cristiane Ribeiro, o Dia D da Campanha Outubro Rosa foi uma forma de compartilhar informações sobre o câncer de mama que mais mata homens e mulheres no mundo todo. “Foi um momento de partilha de conhecimento, de música e diversão”, afirma Cristiane.
A mãe de um socioeducando ressalta que eventos como esses são essenciais. “Para cuidar da saúde é preciso também fazer exames de rotinas, na ocasião também aproveitei para acompanhar meu filho no Centro Socioeducativo”, pontua.
A coordenadora técnica, Ana Paula Passos, do Centro Socioeducativo Semear diz que o Encontro de Famílias teve como temática “Seja sua própria heroína”. “A proposta foi alcançada quando se trata de construir vínculos e estreitar laços, a mulher na sua força e garra procurando ser heroína em todos os momentos da vida. O encontro também buscou integrar as servidoras, trazendo uma palestra sobre a Campanha Outubro Rosa, valorizando a importância da saúde da mulher e o autocuidado”, declara.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas