A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nesta quinta-feira (21), mais uma atividade com a Caravana de Municipalização dos Sistemas de Juventude. A atividade contou com a participação de secretários e coordenadores da Juventude da Região do Médio Mearim, sediado na Cidade de Igarapé do Meio.
A ação tem como objetivo materializar as políticas públicas de juventude (PPJs) através da mobilização e do diálogo com os municípios do estado do Maranhão para articular o processo de estudo, formulação, implementação e controle social das PPJs, além de propor e apoiar a criação dos Planos Municipais de Juventude como instrumento norteador para essas políticas em cada cidade de acordo com suas realidades, e a criação ou rearticulação dos Conselhos Municipais de Juventude.
A Comunicação da Seejuv realizou uma oficina sobre como construir um Plano Municipal da Juventude. “Esse momento é muito valioso em compartilhar. O Plano Municipal de Juventude é um material de referência para os jovens – ele traz as reais necessidades levantadas pela juventude. Além de ser elaborado com a participação de jovens e gestores públicos, o plano garante o acesso e o fortalecimento dos processos criativos desenvolvidos pelos mesmos, colaborando com a produção e acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer, segurança pública, dentre outros”, explicou Geisa Pinheiro, assessora da Seejuv que realizou a oficina.
A atividade reuniu as cidades de Miranda do Norte, Monção, Igarapé do Meio, Santa Luzia, Vitorino Freire, Pio XII e Santa Inês. O momento abriu espaço para as exposições das secretarias e coordenação de Juventude relatarem como as suas ações vêm sendo desenvolvidas dentro dos municípios, além de promover oficinas norteadoras para a construção de políticas afirmativas para os jovens maranhenses.
“Esse evento é muito importante, principalmente para Santa Inês que é um polo, uma cidade geograficamente privilegiada, e que hoje temos quase 100.000 habitantes e que grande parte são pessoas jovens, e nós precisamos de um órgão gestor que realmente trabalhe especificamente para classe de juventude, uma vez que a juventude foi protagonista em muitos momentos da história e na construção de uma cidade melhor e mais desenvolvida. Trocar essas experiências, ouvindo as ações dos secretários de Juventude de outros municípios, nos motiva e nos incita a ter um desafio ainda maior, de correr atrás da criação deste órgão gestor que é Secretaria Municipal de Juventude de Santa Inês”, disse o coordenador da sala de empreendedorismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Inês, Júnior Mendes.
“Esse encontro aqui em Igarapé do Meio está sendo de grande importância para nós, que aqui estamos representando os municípios desta regional, tratando do Plano Municipal da Juventude, tratar da lei que possa regularizar os conselhos municipais e fazendo com que mais Secretarias da Juventude possam ser adotadas nos municípios. É de muita importância estarmos aqui hoje aprendendo bastante com a secretária [estadual] da Juventude e com certeza ao chegar em nossa cidade e tentaremos colocar em prática um olhar cada vez melhor para nossa juventude”, ressaltou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer de Igarapé do Meio, Flávio Souza.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas