Crianças e adolescentes entre sete e 17 anos, que gostam de jogar bola ou sonham em ser craques do futebol ou futsal, podem se inscrever nos projetos Esporte na Cidade ou Oportunidades através do Esporte, ambos apoiados pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb). Ao todo, são 300 vagas para meninos e meninas, entre 7 e 17 anos de idade. Para o futsal masculino e feminino são 150 vagas, com inscrições realizadas nesta sexta-feira (1º), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, de 09h às 17h. Já as meninas que quiserem fazer futebol de campo podem se inscrever no dia 4 de outubro, entre 9h e 17h, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Além das aulas, os atletas mirins recebem também todo o material esportivo necessário para a prática do esporte, tudo de forma gratuita.
O diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Brandão, destaca que, em Pituaçu, podem participar das aulas de futebol de campo meninas de 7 a 17 anos e, em Cajazeiras, a prática é mista. “Para participar, os interessados e interessadas precisam comparecer no dia das inscrições, acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentação básica e é necessário também que estejam matriculadas em alguma instituição de ensino”.
Brandão informa ainda que as aulas, ministradas por profissionais de Educação Física, serão acompanhadas por equipe técnica da Sudesb, para que ocorram da forma mais eficaz possível dentro da programação de fomento ao esporte. “Durante os 12 meses de duração dos projetos, os atletas mirins são observados por profissionais da Sudesb e de outras instituições, inclusive clubes de futebol e de futsal. Aquelas que demonstram talento para prosseguir nas atividades são eventualmente convidadas a treinar em equipes e clubes e podem seguir carreira após a prática”.
Para o diretor, a Bahia já tem uma tradição no esporte. “O que a gente precisa agora é fortalecer essas modalidades. Para isso, nós estamos na segunda versão de um projeto social que visa exatamente incentivar e apoiar o futebol feminino. É uma parceria que a gente tem com a organização ‘De peito aberto’. A primeira versão nós concluímos em 2019, paramos por causa da pandemia, e agora estamos retomando oferecendo mais vagas e trazendo também o futsal. Esta é uma boa notícia, de retomada das práticas esportivas no Estado”.
Elaine de Araújo fez a inscrição do filho, Lucas, em Cajazeiras, nesta quarta-feira. “Os jovens procuram hoje um esporte e no nosso bairro não tem. E nós não temos como pagar, especialmente com a dificuldade de trabalho agora, durante a pandemia. Ele já fez basquete aqui, gostava porque recebia atenção dos professores, lanche, e agora quis vir para se inscrever no futsal”.
Esporte na Cidade e Oportunidade através do Esporte
Em Salvador, os dois projetos são realizados pela De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Esporte na Cidade, com 150 vagas apenas para futebol feminino, tem patrocínio da Rede-Itaú, do SporTV e da White Martins, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Todas as alunas inscritas receberão camisa, short, meião, calçado e máscara para utilização durante as atividades do projeto.
Em Cajazeiras, o projeto Oportunidade através do Esporte – 150 vagas para público misto, conta com patrocínio da CCR Metrô e também apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Todos os inscritos receberão camisa, short, meião, calçado e máscara para utilização durante as atividades do projeto.
Repórter: Raul Rodrigues
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo