Os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), serão capacitados pelo Projeto Superação, voltado para a pré-aprendizagem e inserção no mercado de trabalho. Um dos socioeducandos será o mestre de cerimônia do evento no lançamento do projeto.
A diretora técnica Lúcia Diniz ressalta que o projeto contribuirá de forma significativa para a socioeducação. “O Projeto Superação tem como foco trabalhar com a pré-aprendizagem. Hoje nós temos 22 adolescentes inseridos no Programa Jovem Aprendiz. Esse projeto chegou para trabalhar as competências para inserção no mundo digital, da comunicação, da leitura, da expressão textual, com foco no programa jovem aprendiz”, declara.
O presidente do Instituto Trabalho Decente, Antônio Mello, explica que o projeto terá como público-alvo os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE). “Eles terão acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico. O projeto também prestará orientação a esses jovens para inclusão e permanência no mercado de trabalho, seja no mercado formal como primeiro emprego ou aprendizagem juvenil, seja em outras formas de trabalho igualmente dignas pelo trabalho decente”, diz.
Para a procuradora do Trabalho, Virginia Neves, é preciso oportunizar aos adolescentes as condições de construir um novo projeto de vida. “É preciso olhar os adolescentes em medidas socioeducativas iguais a qualquer outro e que precisam ter chances de mudarem a vida e serem reinseridos na sociedade de forma plena”, explica a procuradora do Trabalho, Virgínia Neves.
A diretora do Centro Socioeducativo, Josenilde Diniz, pontua que a iniciativa vai favorecer os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas. “É um projeto piloto, em que eles terão a oportunidade de trabalhar diversos temas dentro da linha de cidadania, com foco no mercado de trabalho. Esse é um fator relevante dentro da socioeducação para garantir que eles sejam inseridos no mercado de trabalho”, afirma.
A gestão da Funac esteve representada pela diretora técnica, Lúcia Diniz; a coordenadora de Programas Socioeducativos, Jucimeire Rabelo; e o coordenador geral de Segurança, Alexssandro Farias. Presentes também na solenidade, o presidente do Instituto Trabalho Decente, Antônio Mello; a procuradora do Trabalho, Virgínia Neves; e os auditores fiscais do Trabalho, Timóteo Cantanhede e Léa Cristina Silva. Além da gestão do Centro Socioeducativo, a diretora, Josenilde Diniz; o vice-diretor Marcos Fábio; os profissionais e adolescentes cursistas.
Projeto Superação
O projeto tem como objetivo apoiar o Estado do Maranhão nas ações que promovam a superação de vulnerabilidades de jovens, para sua efetiva inclusão no mundo do trabalho de forma digna, estruturando uma iniciativa de pré-aprendizagem que ofereça a esse público uma série de serviços multidisciplinares de maneira coordenada e articulada, através de uma abordagem integral.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas