Inspiradas nos jogos olímpicos de Tóquio, adolescentes do Centro Socioeducativo da Funac realizaram na última quinta-feira (29) a Olimpíada Florescer, com a proposta de reunir competição esportiva, recreação, atividades culturais e atitude sustentável, uma ação de integração entre socioeducandas e servidores.
A atividade foi sugerida pelas adolescentes durante o planejamento mensal e realizada na perspectiva de fortalecer o protagonismo das adolescentes e a tomada de decisões nas atividades sociopedagógicas.
Nas competições, as modalidades praticadas foram vôlei, queimado, jogos de tabuleiro e badminton, com premiações produzidas na Unidade pelas próprias adolescentes do projeto Arte com as Mãos.
A programação contou com homenagem especial a um servidor, com apresentação de reggae, que também fomentou uma reflexão sobre identidade cultural, pelo projeto Maleta Juventudes, realizado nos centros socioeducativos da Funac.
No mesmo espaço foi montado uma exposição com produtos do projeto Arte nas Mãos e um brechó em benefício ao projeto.
A socioeducanda do Florescer fala que no início, quando pensou no evento, teve receio em realizar, mas com apoio das demais adolescentes e servidores do centro, se sentiu mais motivada. “Estou me sentido orgulhosa por ter realizado esta olimpíada, como minha primeira experiência sinto que agora sou capaz de colaborar mais com as ações do centro e realizar mais atividades que tragam mais lazer e alegria”, explica.
A coordenadora técnica Raimunda Ferraz destaca a importância da ação que foi liderada pelas socioeducandas e inspirada nos jogos olímpicos. “Parabenizamos as adolescentes pelo empenho e dedicação em realizar um evento que cumpre seu papel de alcançar, não somente a premiação, mas a integração, e que não há derrotas e sim vitórias. Elas cumpriram bem este papel”, explica.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas