O Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciou, nesta terça-feira (01), a 7ª edição do Curso de Choque Montado, com o objetivo de capacitar militares e equinos para atividades de operações de choque montado. A aula inaugural foi conduzida pelo major Rafael Fernando de Carvalho, subcomandante do 1º BPM. O curso é essencial para a PMES, pois fortalece a atuação da Cavalaria em distúrbios civis, alinhando-se às práticas das Unidades Hipo de todo o país e do mundo.
Com duração de seis semanas, o curso visa habilitar os militares para atuar em situações que exigem o policiamento montado, consolidando e padronizando as técnicas de Choque Montado. Além disso, prepara os profissionais para o controle de distúrbios civis (CDC), patrulhamento motorizado e em apoio ao efetivo montado entre outras disciplinas. A qualificação contínua dos militares e o treinamento dos equinos são fundamentais para o sucesso das operações de manutenção da ordem pública.
Criado em 2013, o curso já formou 88 policiais em seis edições, sendo 76 da PMES, 10 de corporações coirmãs (PMMS, PMMT, PMPA, PMMA, PMAM e BMRS) e 02 da Polícia Nacional do Paraguai. Com mais uma edição, o Regimento de Polícia Montada reafirma seu compromisso em manter viva a tradição da Cavalaria no Espírito Santo, por meio do constante aprimoramento do emprego do nobre amigo, o cavalo, na segurança pública.
Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 27°
Tempo limpo