Terça, 25 de Fevereiro de 2025 21:20
31 98592-5801
Geral Social

Governo de Minas intensifica proteção das mulheres no Carnaval 2025

Sedese-MG promove capacitação e atendimento especializado para ampliar a segurança na folia

25/02/2025 18h14
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Prefeitura de Caeté / Divulgação
Prefeitura de Caeté / Divulgação

O Governo de Minas promove um conjunto de ações, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , para garantir a tranquilidade das mulheres durante o Carnaval deste ano, ao combater a violência no ambiente da folia e assegurar um acolhimento imediato e humanizado às vítimas.

Os detalhes das ações, coordenadas pela Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (Subpdm) da Sedese-MG, foram apresentados nesta terça-feira (25/2), pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
 

 

"Nós queremos segurança para todos os foliões e tranquilidade e paz para as mulheres. A Sedese-MG está percorrendo o interior, capacitando prefeituras, estabelecimentos envolvidos no Carnaval, para que todas as mulheres possam ser acolhidas e quem cometer esses atos possa ser responsabilizado o quanto antes", enfatizou Romeu Zema.

 
  
  


Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, a ideia é garantir atendimento humanizado e rápido para eventuais vítimas. "Nosso objetivo é criar um ambiente de festa seguro e respeitoso, onde as mulheres possam se divertir sem medo. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acolhimento para quem precisar de apoio". 
 

 

"Queremos que todas as mulheres tenham tranquilidade para aproveitar a festa, sabendo que podem contar com o apoio eficiente e especializado articulado pelo Governo de Minas, com as forças de segurança e instituições parceiras", destacou Alê Portela.

 
  
  


Atendimento especializado nas ruas 

Entre os dias 1 e 4/3, duas vans vão oferecer atendimento especializado a mulheres em situação de violência. Os veículos, estrategicamente posicionados em Belo Horizonte, contarão com equipes de psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados para acolhimento e encaminhamento das vítimas. As unidades foram disponibilizadas por parceiros da Sedese-MG, sendo uma do Ministério Público (MPMG) e outra da Defensoria Pública (DPMG).  

Van itinerante (Isabela Brandes / DPMG)
Van itinerante (Isabela Brandes / DPMG)


Mobilização e capacitação 

A ação “Fale Agora na Folia" reforça a prevenção da violência contra a mulher, por meio de capacitações e distribuição de materiais informativos. O destaque é a utilização do protocolo de enfrentamento à violência sexual, que garante acolhimento humanizado e encaminhamento adequado das vítimas. 

A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese, Joana Coelho, apontou a importância da ação inédita no estado. “Pela primeira vez, nós estamos realizando um trabalho integrado no interior de Minas, capacitando não só os foliões, mas bares, restaurantes e a população sobre como acolher as mulheres, caso haja algum tipo de assédio ou violência”. 

As capacitações já estão acontecendo em diversas regiões de Minas, abrangendo municípios como Varginha, São Lourenço e Boa Esperança, no Sul de Minas, além de cidades da Região Central e municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Sabará, Santa Luzia, Jaboticatubas e Caeté.  “Estamos muito felizes com a interiorização da política pública, para que a gente tenha liberdade para pular o Carnaval”, ressaltou a subsecretária Joana Coelho. 

Um dos diferenciais do "Fale Agora na Folia" é a distribuição de pulseiras de identificação para quem concluir a capacitação do protocolo. As pulseiras permitirão reconhecer facilmente aqueles aptos a lidar com situações de violência e prestar o primeiro atendimento. 

Parcerias estratégicas 

Para viabilizar essas ações, a Sedese-MG conta com apoio das secretarias de Estado de Comunicação Social , Cultura e Turismo , Justiça e Segurança Pública , além da Polícia Militar , Polícia Civil , Corpo de Bombeiros , MPMG, DPMG, Tribunal de Justiça (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) , Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 20h18
18°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 30°

18° Sensação
1.75 km/h Vento
89% Umidade do ar
100% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)

Mín. 15° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (27/02)

Mín. 16° Máx. 31°

Chuvas esparsas