Estudantes de Minas Gerais brilharam na International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, a maior competição de matemática do mundo, conquistando prêmios que refletem talento e dedicação. O Governo de Minas investiu mais de R$ 1,1 milhão para viabilizar a viagem, permitindo ao estado enviar a maior delegação brasileira, composta por 53 participantes, sendo 38 deles estudantes, para representar o Brasil em Bangkok, na Tailândia.
A delegação mineira retornará ao Brasil com 18 medalhas, sendo uma medalha de prata e 17 de bronze, além de 20 menções honrosas. As provas ocorreram no último domingo (23/2), em inglês, e apresentaram um alto nível de dificuldade.
Diully Ranieri, 17 anos, estudante da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Belo Horizonte, conquistou uma medalha de bronze e compartilhou sua emoção.
“Viemos com bastante expectativa, mas, conforme os nomes dos estudantes premiados passavam no telão, confesso que imaginei que não levaria medalha. Quando meu nome apareceu, nem acreditei. Estou muito feliz”, comenta.
Além do Brasil, a ITMC reuniu cerca de 600 estudantes de nove países asiáticos, que têm destaque mundial no ensino e nos resultados de matemática: Bangladesh, Camboja, Indonésia, Filipinas, Malásia, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Conquistas
As medalhas conquistadas pelos estudantes demonstram o resultado de um trabalho coletivo e a excelência na educação da rede pública. Veja como ficou as medalhas conquistadas na competição:
E.E. Juscelino Kubitschek de Oliveira (Belo Horizonte): um bronze + 8 menções honrosas;
E.E. Presidente Bernardes (Pouso Alegre): uma prata + 8 bronzes + uma menção honrosa
E.E. Sant'Ana (Brasília de Minas): sete menções honrosas;
E.E. Regina Pacis (Raul Soares): um bronze + uma menção honrosa;
Colégio Tiradentes PMMG (Belo Horizonte): sete bronzes + três menções honrosas.
A professora de matemática Itaciane Toledo, da Escola Estadual Regina Pacis, em Raul Soares, na Zona da Mata, declarou o quanto está feliz pela conquista.
“Somos vitoriosos apenas por estar nesta competição. Essa vitória é um mérito conjunto, fruto do esforço da escola, dos professores, da Secretaria de Educação e, especialmente, dos estudantes. Isso prova que nossos alunos são excepcionais e que a rede pública tem grande valor”, destacou.
Diário de bordo
Os estudantes, acompanhados por professores e servidores de suas escolas, embarcaram rumo à Tailândia na última terça-feira (18/2) e chegaram após aproximadamente 40 horas de viagem, incluindo escalas em países da Europa.
No domingo (24/2), os estudantes realizaram a prova final da competição na University of the Thai Chamber of Commerce (UTTC), um centro universitário na capital tailandesa.
O diretor Taylor de Andrade, da Escola Estadual Presidente Bernardes, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, comentou sobre a realização das provas e expressou alegria pelas conquistas.
“Os estudantes enfrentaram uma prova totalmente diferente do que estão acostumados na escola, em um formato de exame que exige mais deles, em um tempo limitado, com questões desafiadoras e em outro idioma. Apesar das dificuldades, eles se saíram muito bem e trouxeram várias medalhas”, ressaltou.
A Competição
O ITMC é promovido pela Thai Talent Training (Treinamento de Talentos Tailandeses), uma agência de educação em matemática. A competição contou com provas individuais em inglês, ressaltando a importância dos estudantes se dedicarem a diversas áreas do conhecimento. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com a meta de despertar o interesse dos estudantes por inovação, ciência e tecnologia.
Os estudantes, em sua maioria do ensino médio, foram selecionados para representar o estado devido ao seu excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Na etapa nacional, eles conquistaram duas medalhas de ouro, dez de prata e 22 de bronze, além de oito medalhas de ouro na etapa regional.
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 15° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsas