Segunda, 24 de Fevereiro de 2025 18:49
31 98592-5801
Geral Infraestrutura

Cemig realiza inspeções na rede elétrica e ressalta medidas de segurança para o Carnaval

Empresa trabalha com diversos preparativos e precauções para garantir que a festa mais animada do ano seja livre de acidentes com eletricidade

24/02/2025 15h39
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Ravena Rosa / Agência Brasil
Ravena Rosa / Agência Brasil

Para garantir a segurança de todos durante o Carnaval, a  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)  está inspecionando, em Belo Horizonte e nas cidades do interior, todos os trajetos dos blocos carnavalescos informados pelos organizadores dos eventos.

As inspeções específicas para a maior festa popular do país complementam as atividades de manutenção preventiva que já ocorrem ao longo do ano.

Em Belo Horizonte, onde o Carnaval se tornou um dos maiores do Brasil, a companhia está participando ativamente, com a Belotur, o Centro de Operações da Prefeitura de BH (COP), órgãos de segurança pública e demais empresas envolvidas, das ações preventivas para assegurar a segurança dos foliões.

De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Wellington Cabral, além de todo esse trabalho que a companhia faz para prevenir acidentes, é fundamental que a população esteja atenta ao comportamento seguro para evitar acidentes.

“Não se deve arremessar sprays, jatos d’água, fogos de artifício ou objetos na rede elétrica. Eles podem causar curto-circuito e até rompimentos de cabos da rede de distribuição da Cemig, gerando situações perigosas, com risco de ferimentos graves e até fatalidades. Também não se deve subir nos postes, árvores ou marquises próximas dos fios”, alerta.

As decorações e alegorias carnavalescas também merecem atenção. Segundo o especialista da Cemig, elas não devem ser fixadas em postes ou em locais com possibilidade de tocar a rede elétrica.

Outra recomendação importante é que as pessoas jamais devem se aproximar de fios partidos no chão. “Caso alguém se depare com um fio rompido, não deve se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, deve impedir que outras pessoas se aproximem”, orienta.

Não suspenda fios elétricos

É preciso muita atenção com a altura do veículo de som ou trio elétrico em relação à rede elétrica. Caso o veículo esteja acima da altura compatível para a via, ele pode se enroscar, causar o rompimento dos fios e provocar choque elétrico.

"Na tentativa de permitir a passagem desses veículos, algumas pessoas cometem o erro de tentar levantar as redes elétrica ou de telecomunicações presentes nos postes. A Cemig reforça que não existe ninguém autorizado a levantar cabos ou qualquer equipamento da rede elétrica para a passagem de veículo de som ou trio elétrico. O contato pode causar choque elétrico”, salienta Wellington Cabral.

Sobre a tentativa de usar um objeto para auxiliar no levante dos fios, o especialista alerta que também há perigo. “As redes não podem ser tocadas, nem mesmo com vassouras, rodos, canos de PVC ou qualquer outro objeto. Essa é uma atitude perigosa e que pode colocar em risco a vida das pessoas ao redor”, completa.

Do mesmo modo, o gerente alerta que os palcos não devem ser montados embaixo ou próximos das redes elétricas.

Em caso de perigo ou acidentes com a rede elétrica, a população pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Cemig (116). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 16h06
28°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 30°

28° Sensação
3.63 km/h Vento
45% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)

Mín. 16° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/02)

Mín. 15° Máx. 29°

Tempo nublado