Quinta, 20 de Fevereiro de 2025 16:52
31 98592-5801
Saúde Saúde

Crianças com traqueostomia recebem homenagem de grafiteira que espalha bolinhos por BH

Nova obra de Raquel Bolinho está no Hospital Infantil João Paulo II, referência estadual, com 850 crianças incluídas no Serviço de Assistência Inte...

18/02/2025 18h09
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Rafael Assis
Rafael Assis

Em celebração ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, o Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) recebeu, nesta terça-feira (18/2), a grafiteira Raquel Bolinho, que criou o personagem "Bolinho"- um cupcake colorido que se tornou um ícone da arte urbana de Belo Horizonte. A convite da Fhemig, ela esteve na unidade para a criação de um “bolinho traqueostomizado” em homenagem às crianças, ajudando a tornar o ambiente hospitalar mais lúdico e agradável.  

A coordenadora do Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada (Sait), Isabela Picinin, conta que a ideia do Bolinho veio de toda a equipe. “Somos fãs do trabalho da artista e já sonhávamos com isso. Ela mesma afirma que 'um bolinho na parede já defende algum direito'. Dessa forma, nada mais lindo do que ver um ‘bolinho com traqueostomia’, para homenagear e defender os direitos das nossas crianças, já que nossa meta sempre foi trazer mais leveza e alegria à assistência”, afirma. 

A artista conta que sempre prioriza ambientes infantis para levar o seu trabalho. “Este foi meu primeiro bolinho traqueostomizado. Foi um convite muito especial, já que ele ajuda a levar alegria para as crianças, ainda mais em se tratando de um ambiente hospitalar. Acho que agora elas vão se identificar e sentir que se até o bolinho tem traqueostomia, então está tudo bem”, afirma Raquel, que levou uma ajudante especial para a missão,  sua sobrinha Stela. 

Isabella Silva, mãe da Valentina, de dois anos, - paciente do HIJPII desde junho de 2024 - aprovou a iniciativa.  “Ajuda muito na inclusão dessas crianças, que se sentem diferentes das outras. A ilustração faz com que elas também se sintam parte da sociedade”. Ela aproveita ainda para elogiar a unidade. “O hospital João Paulo II é excelente. Tenho outra filha que utilizava traqueostomia e com menos de dois meses a equipe daqui fez a retirada com segurança”. 

Dedicação

“Nosso trabalho no Sait tem como foco uma atuação em equipe, onde cada profissional dá o seu melhor para que as famílias aprendam a cuidar das crianças traqueostomizadas de forma correta, garantindo a elas liberdade, autonomia e segurança para uma vida mais feliz”, afirma a enfermeira assistente do Sait, Gabriela Lobato.

Ela explica que a unidade realiza a troca das cânulas regularmente e que há um intenso trabalho da equipe para que as crianças tenham seus direitos respeitados, como o de frequentar a escola. “Fazemos parcerias com os educadores, orientando sobre como realizar o cuidado com essas crianças e o que fazer em momentos de urgência”. 

Sait

Fundado em 2011, no HIJPII, o Sait presta assistência ampla, integral e de qualidade às crianças, realizando assistência periódica por equipe multidisciplinar - composta por pneumologista, broncoscopista, fonoaudióloga, fisioterapeuta respiratório, enfermeira, técnico de enfermagem, psicólogo e assistente social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 14h06
32°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 32°

30° Sensação
2.47 km/h Vento
21% Umidade do ar
20% (0.13mm) Chance de chuva
Amanhã (21/02)

Mín. 18° Máx. 31°

Parcialmente nublado
Amanhã (22/02)

Mín. 17° Máx. 30°

Parcialmente nublado