Na tarde desta terça-feira (18), ocorreu uma reunião na sede da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), em Vitória. O encontro teve como objetivo recepcionar a comandante da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher (CIMU), major Jaqueline Pandolfi Freire.
Estiveram presentes o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do estado presente, Álvaro Duboc Farjado, a secretaria Estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes, o comandante-geral, coronel Douglas Caus, a subsecretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros, o coronel RR Antônio Marcos de Souza Reis e a comandante da CIMU, major Jaqueline Pandolfi Freire.
Durante a reunião, foram discutidas ações estratégicas voltadas à ampliação das políticas de proteção às mulheres e o fortalecimento da atuação da CIMU no enfrentamento à violência doméstica. A unidade especializada desempenhará um papel fundamental no atendimento às vítimas, na prevenção de novos casos e na capacitação dos agentes de segurança para lidar com essa demanda sensível. Um dos destaques da reunião foi a atuação da Patrulha Maria da Penha, que em 2024 realizou mais de 11 mil visitas a mulheres em situação de vulnerabilidade. Apenas no mês de janeiro de 2025, mais de 1.500 mulheres já foram assistidas pela patrulha, evidenciando a importância do acompanhamento constante das vítimas de violência doméstica.
O comandante-geral reforçou o compromisso da Polícia Militar com a causa e destacou a importância da integração entre as forças de segurança e os órgãos de proteção social para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria Estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes, por sua vez, ressaltou a relevância da parceria com a Polícia Militar e colocou a instituição à disposição para fortalecer a rede de apoio e ampliar as ações de prevenção e combate à violência de gênero.
Por fim a major Pandolfi expressou seu agradecimento “É uma grande honra assumir a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher (CIMU) e reforçar nosso compromisso com a segurança e proteção das mulheres. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa rede de apoio, garantindo que nenhuma mulher se sinta sozinha”
Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsas