Promover o crescimento sustentável e integrado dos municípios da região das Matas de Minas é o objetivo do projeto intitulado Polo Matas de Minas: Agricultura Sustentável (Solo e Água). A iniciativa começou em 2024 e mais de mil agricultores já receberam orientações.
O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Manhuaçu, na Zona da Mata, Rômulo Mathozinho de Carvalho, conta que a ideia inicial era trabalhar com cafeicultura, bovinocultura de leite e hortifrutigranjeiro. “Após analisarmos os cenários, decidimos por um projeto na área ambiental, que é um assunto comum a todos os municípios, principalmente devido à localização geográfica, já que estamos em uma região montanhosa e a conservação do solo e da água são recursos fundamentais para manter e recuperar a capacidade produtiva das propriedades”, afirma.
Entre as ações promovidas estão a gestão responsável dos recursos naturais, uso de práticas adequadas para a destinação de águas residuárias e resíduos sólidos, além da promoção de ações de educação ambiental sobre a importância da sustentabilidade.
Vários eventos foram realizados com apoio de prefeituras, lojas agropecuárias e demais instituições parceiras. “A Emater-MG foi o agente propulsor e realizador de todas as ações junto aos agricultores familiares e demais produtores e parceiros envolvidos”, conta Mathozinho.
Segundo o gerente regional, aproximadamente 150 municípios foram alcançados com o trabalho. Entre os resultados obtidos, estão o aumento da produtividade nas propriedades atendidas, a ampliação do número de agroindústrias regularizadas e aquisição de conhecimento sobre as leis ambientais pelos produtores.
Mathozinho ressalta que todas as dez ações globais programadas foram atendidas e a expectativa para este ano é dar continuidade aos trabalhos, mantendo a mesma temática.
Integração
O gerente do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Emater-MG, Fernando Tejada, relata que a ideia de iniciar os trabalhos com os polos regionais surgiu em 2023, com objetivo de desenvolver atividades que visem a promoção do crescimento sustentável e integrado dos polos do estado, a conservação dos recursos naturais, o melhoramento da qualidade dos produtos agropecuários e o aprimoramento da gestão das propriedades assistidas.
Segundo Tejada, a partir de então, foi solicitado aos gestores de cada polo a elaboração de um projeto de desenvolvimento regional voltado para a temática e que levasse em consideração as atividades desenvolvidas nos municípios.
Mín. 16° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nublado