A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou os 15 anos do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Universidade de Brasília (UnB) em sessão solene no plenário, na manhã desta quarta-feira (12), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras.
Para o autor da homenagem, deputado Fábio Felix (PSOL), o encontro representa uma oportunidade para estreitar laços e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na GPP, além de fortalecer o curso, a fim de propiciar mais investimentos, contratação de professores e qualificação dos espaços físicos. O parlamentar destacou a qualidade do curso e argumentou por sua ampliação.
Felix citou seu vínculo com a UnB, onde se formou em Assistência Social em 2009, mesmo ano de criação da GPP. Ele contextualizou aquele período de expansão, reestruturação e criação de novos cursos na universidade, como o GPP. “É muito importante que a Câmara Legislativa se aproxime da universidade, especialmente deste curso, que tem um pensar político sobre o Brasil e a cidade”, pontuou.
O distrital fez também uma ampla defesa da autonomia das universidades públicas, ao rebater as ideologias que desqualificam o conhecimento científico produzido em âmbito acadêmico.
Nesse sentido, o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da UnB, Maktus Fabiano, salientou o engajamento estudantil nos enfrentamentos e desafios do campo educacional. Em linha tangente, o presidente do Centro Acadêmico do curso de GPP, Lucas Alipaz Sad Tanus, reafirmou a importância da ocupação dos espaços públicos e o cuidado com a coisa pública.
Os desafios para manter a excelência da UnB foram expostos pelo diretor de acompanhamento e integração acadêmica da UnB, Alexandre Ricardo Romariz, que saudou a comunidade acadêmica da GPP. Por sua vez, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais do Campo de Públicas, Nara Lis, relatou a qualidade e a diversidade do corpo docente da GPP.
Valores democráticos
Agradeceram a homenagem da CLDF as professoras do curso, Ana Paula Martins e Christiana Freitas. Segundo Martins, a GPP nasceu com o compromisso de superar uma visão meramente tecnocrática da política pública e de fortalecer o serviço público prestado com base nos valores democráticos. “São 15 anos de muita luta e esforço”, completou Freitas.
Egresso do curso, Ricardo Fantacini reforçou que a GPP se volta ao fortalecimento do estado brasileiro e ao compromisso com o valor público, princípio que norteia a construção de políticas e serviços, orientando a administração a ir além da eficiência e buscar impactos positivos na vida das pessoas, garantindo equidade, transparência e participação social.
Ainda durante a sessão, ex-alunos, professores e estudantes parabenizaram o curso de GPP pelos 15 anos. Ao término do evento, foram entregues moções de louvor da CLDF a integrantes da comunidade acadêmica.
Franci Moraes - Agência CLDF
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 32°
Chuvas esparsas