Quarta, 05 de Fevereiro de 2025 19:59
31 98592-5801
Senado Federal Senado Federal

Fernanda Torres pode ser homenageada com Diploma Bertha Lutz

A atriz Fernanda Torres pode ser homenageada pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz. A premiação é concedida anualmente a mulheres que se destacam n...

05/02/2025 17h24
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Fernanda Torres promovendo 'Ainda Estou Aqui' no Festival de Cinema de Londres, em outubro de 2024 - Foto: Raph PH
Fernanda Torres promovendo 'Ainda Estou Aqui' no Festival de Cinema de Londres, em outubro de 2024 - Foto: Raph PH

A atriz Fernanda Torres pode ser homenageada pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz. A premiação é concedida anualmente a mulheres que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil. T orres venceu o Globo de Ouro e concorre ao Oscar pela sua atuação no filme brasileiroAinda Estou Aqui(2024). A indicação foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Ao indicar Fernanda Torres para receber o prêmio, a senadora afirmou que o diploma seria um reconhecimento à "relevante contribuição" prestada pela atriz ao longo da sua carreira.

"A indicada possui trajetória destacada na promoção da equidade e na defesa das pautas femininas, senda referência em sua área de atuação", argumenta Eliziane na indicação.

A senadora também destaca a atuação de Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui, onde ela interpreta Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva. Ele foi preso pela ditadura militar em 1971 e dado como desaparecido. O filme trata dos esforços de Eunice para obter do Estado brasileiro o reconhecimento de que seu marido foi torturado e assassinado pela ditadura.

— Eunice, mesmo com o desaparecimento do marido, manteve a família de pé, mostrando a força e a resiliência que só nós mulheres temos diante das adversidades. E Fernanda Torres mostrou ao mundo essa história — elogiou a senadora em mensagem que enviou à Bancada Feminina comunicando a indicação.

A iniciativa tem o apoio das senadoras da Bancada, liderada pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Leila também propôs um voto de aplauso do Senado para a atriz, como forma de celebrar a conquista do Globo de Ouro, no início de janeiro. A vitória, na categoria de Melhor Atriz em um Filme de Drama, é inédita para o Brasil.

Oscar

Ainda Estou Aqui tornou-se o primeiro filme brasileiro filme brasileiro a ser indicado para o Oscar de Melhor Filme, a maior premiação do cinema internacional. A obra também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A cerimônia de premiação será no dia 2 de março.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 19h05
21°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 29°

21° Sensação
1.81 km/h Vento
78% Umidade do ar
98% (0.41mm) Chance de chuva
Amanhã (06/02)

Mín. 15° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Amanhã (07/02)

Mín. 17° Máx. 29°

Chuva