Uma ação conjunta entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, nessa quinta-feira (23/1), cerca de 360 aves da fauna silvestre que eram mantidas em cativeiro, em Januária, no Norte de Minas.
O analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Alto Médio São Francisco do IEF, Éverton Botelho, observa que, no local foi encontrado um viveiro com as aves. Haviam pássaros preto e um papagaio. “Eles estavam bravos, o que indica que foram capturados já adultos”, afirma.
O sargento Roberto Rodrigues de Mattos, da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica que a ação foi desencadeada após uma denúncia. De acordo com Mattos, as aves seriam levadas para fora do Brasil. Foram seis meses de diligências, com intuito de localizar o cativeiro.
“Segundo as informações recebidas, uma pessoa estaria à frente de um grupo organizado que visava capturar pássaros silvestres na região e transportar para o estado do Goiás, seguindo para fora do Brasil”, detalha o militar.
Durante a operação, uma pessoa foi presa e um veículo foi apreendido. Também foi recolhido um aparelho celular. A ação também resultou na aplicação de uma multa no valor de R$ 622.237,50.
Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros, para que um veterinário faça uma avaliação clínica.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsas