As obras de reforma e revitalização das primeiras dez estações da Linha 1 do metrô, que conecta a capital mineira à Região Metropolitana de Belo Horizonte, já estão em fase final, com previsão de conclusão para março.
As melhorias fazem parte das entregas programadas para os primeiros anos do contrato de concessão assinado pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , com a Metrô BH. Nesta primeira fase, foram contempladas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
As intervenções incluem a instalação de novos sistemas hidráulicos e de drenagem, reforma das coberturas, pisos, bilheterias e áreas operacionais, construção de banheiros, salas de primeiros socorros e bicicletários, pintura interna e externa, troca de mobiliário, além de revitalização do sistema de iluminação e sinalização.
A acessibilidade de todas as estações também está sendo aprimorada com instalações de mapas táteis, construção de banheiros acessíveis, disponibilização de totens com mapas das estações em braile e revitalização de todo o piso tátil.
“Tenho ficado satisfeito com as reformas. Percebi melhorias na mobilidade, nas cadeiras, nas pinturas, nas faixas para deficientes, principalmente, e também a reforma das escadarias. Tudo isso melhorou”, elogia André Luiz Reis Campos, que embarca na estação Calafate.
Cronograma
As obras de reforma e revitalização das outras nove estações da Linha 1 têm entrega prevista para março de 2026. No segundo lote, serão contempladas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. No total, serão investidos R$ 190 milhões na reforma das 19 estações, por meio do contrato de concessão.
Estão programadas ainda a construção da Estação Novo Eldorado, na Linha 1, a reforma total do Pátio São Gabriel e a conclusão da Linha 2, que inclui as estações Barreiro, Ferrugem, Vista Alegre, Nova Cintra, Nova Gameleira, Amazonas e Nova Suíça, em mais 10,5 quilômetros de extensão. Na Linha 2, as obras das estações Amazonas e Nova Suíça já foram iniciadas.
"Estamos no segundo ano do contrato de concessão e já começamos a ver as grandes entregas se concretizando, como a reforma das estações, o início das tão aguardadas obras da Linha 2 e a aquisição de 24 novos trens mais eficientes e modernos", afirma Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.
"O Governo de Minas reafirma seu compromisso com a melhoria do serviço de transporte público, buscando incentivar cada vez mais o uso do metrô como um modo eficiente e sustentável. Com isso, todos saem ganhando: reduzimos o trânsito, diminuímos a emissão de gases poluentes, economizamos tempo de deslocamento para os cidadãos e impulsionamos o desenvolvimento urbano em toda a região", complementa Pedro Calixto. | ||||
A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é a de que o metrô passe a transportar, com mais conforto, uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2. O impacto positivo esperado após essas melhorias inclui uma redução significativa no tempo de espera e de viagem, oferecendo aos passageiros uma experiência de deslocamento mais rápida, segura e agradável.
Obras estruturais
As obras de reestruturação e modernização do Metrô BH preveem ainda a revitalização da rede aérea para a alimentação elétrica dos trens, com substituição de chaves de energia, fios e postes de sustentação, bem como a revitalização da via permanente, que engloba a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a modernização também aborda a troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes.
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