Os cupins podem causar danos em residências, comprometendo estruturas, móveis e até mesmo a segurança dos moradores. Sendo exemplo de tal problemática, uma moradora de Maringá (PR) gastou cerca de R$ 40 mil entre despesas com materiais e novos móveis por conta da infestação de cupins em sua casa ao longo de dez anos, conforme reportagem do G1.
Em áreas urbanas, os cupins atacam madeiramento de prédios públicos, museus, peças e móveis de madeira, livros e documentos de papel, como mostra uma publicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A infestação por cupins, muitas vezes, passa despercebida até que os danos sejam extensos, resultando em prejuízos financeiros e estruturais. Vinicius Finavaro, responsável técnico pela Off Pragas Dedetizadora, ressalta que é preciso prestar atenção aos sinais de infestação e às melhores formas de prevenção e combate a essa praga urbana.
Segundo o especialista, os principais sinais de infestação de cupins em casa incluem túneis ou galerias de barro: “Os cupins constroem túneis visíveis na superfície das paredes, madeiras e outros materiais, que são uma clara indicação de que estão se alimentando”.
De acordo com Finavaro, madeira oca é outro elemento que aponta para a existência de cupins em uma residência. “Ao bater em um móvel ou estrutura de madeira, se o som for oco, isso pode indicar que os cupins estão consumindo o interior da madeira”, explica.
Além disso, também vale ficar atento à presença de alados. Durante a primavera e o verão, os cupins alados saem para formar novas colônias. “Se você observar muitos cupins alados dentro de casa, pode ser sinal de uma infestação. Madeira com buracos visíveis ou fragmentos soltos, que caem facilmente, também são sinais de ação dos cupins”, alerta.
Cuidados diários podem ajudar a evitar a presença de cupins
Segundo Finavaro, a adoção de algumas práticas simples pode ajudar a prevenir a presença de cupins em casa, tais como:
Tratamentos preventivos podem evitar cupins
Segundo Finavaro, existem vários tratamentos preventivos que podem ser aplicados para proteger a madeira contra cupins, incluindo produtos à base de Ciproconazol e Imidacloprido, substâncias ativas usadas para tratar a madeira.
“O óleo de laranja é uma opção mais natural que pode ser aplicada em madeiras para ajudar a repelir os cupins. Além disso, é possível investir em tratamentos com termita-repelentes: produtos específicos, como o borato de sódio, protegem a madeira e evitam a ação dos cupins”, explica.
Outra dica do especialista é investir em selantes e vernizes especiais em móveis e estruturas de madeira, já que isso ajuda a criar uma barreira protetora contra cupins e outros insetos.
“Exposição ao calor ou radiação UV também ajuda. Algumas opções de tratamento utilizam altas temperaturas ou luz ultravioleta para eliminar ou repelir os cupins”, explica.
Inspeções profissionais periódicas podem ajudar
O responsável técnico pela Off Pragas Dedetizadora chama a atenção para a importância de contratar inspeções profissionais periódicas para prevenir ou identificar cupins:
Para mais informações, basta acessar: https://offpragasdedetizacao.com.br/descupinizacao/
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas