A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) acaba de realizar mais um acordo com o objetivo de criar uma rede nacional de conexão com hubs de inovação de todas as regiões do Brasil. A empresa fechou uma associação ao ecossistema de inovação do Porto Digital e do HUB Goiás. Dessa forma, o acordo permitirá a curadoria de startups e empresas de tecnologia e a ampliação de divulgação dos desafios do programa Inova Cemig.Lab em redes sociais. A adesão prevê ainda a conexão com hubs parceiros para compartilhamento de eventos, desafios e outras ações de inovação da companhia.
Entre os benefícios, a associação identificará oportunidades emergentes, antecipando tendências e necessidades do setor a partir da participação dos dois ecossistemas. Além disso, o acordo promoverá a geração de ideias inovadoras para solucionar os desafios do setor elétrico que foram priorizadas pelo Inova Cemig.Lab.
Segundo o gerente de Inovação Aberta da Cemig, Felipe Cardoso dos Reis, a participação nos ecossistemas é extremamente vantajosa para o Inova Cemig.Lab, pois permitirá maior acesso a tecnologias e práticas inovadoras que podem ser aplicadas para melhorar a eficiência operacional e sustentabilidade da companhia. “A nossa adesão fortalecerá a nossa rede de inovação permitindo interagir com hubs relevantes nacionalmente, promovendo sinergias e parcerias estratégicas”, afirma.
Para o head de Inovação Aberta do Porto Digital, Fellipe Sabat, a expectativa do ecossistema em ter a companhia como associada é alta. “A gente sabe que esse é apenas um primeiro passo para ter a Cemig cada vez mais adensada aqui no Porto Digital, desenvolvendo tecnologia no setor de energia para o Brasil e, quiçá, para o mundo inteiro”, conta ele, destacando os 24 anos do hub. "Esperamos que os próximos anos sejam de uma relação muito forte e intensa com a companhia”, ressalta.
Recentemente, o Inova Cemig.Lab encerrou o seu primeiro ciclo com a destinação de R$ 21 milhões para 13 startups, que desenvolverão soluções criativas e sustentáveis para os desafios propostos. Atualmente, é o maior programa de inovação aberta do país.
Parceria com Inovai
A Cemig também assinou um acordo de cooperação técnica para acesso às startups que fazem parte da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), considerado um dos mais relevantes ecossistemas de inovação do Brasil, com sede na cidade de Itajubá, no Sul de Minas. A iniciativa prevê uma série de atividades, entre elas, a divulgação de desafios, a participação no Ecossistema Itajubá HardTech e a promoção de ações de pesquisa.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsas