Com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente, a Copasa colocou em operação, em 20/12, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) no município de Timóteo, no Vale do Aço.
A estrutura, que tem como objetivo tratar os resíduos provenientes do tratamento de água e destiná-los da maneira correta para um aterro controlado, atendendo às normas ambientais, recebeu o aporte de mais de R$ 2,6 milhões e vai beneficiar cerca de 80 mil pessoas.
Instalada na Rua dos Enfermeiros, número 30, no bairro Santa Terezinha, próxima a Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Terezinha, a UTR é automatizada e composta por um tanque de equalização com capacidade de armazenar 120 metros cúbicos de água, uma elevatória de lodo, uma sala de preparo e dosagem de polímeros, abrigo de painéis elétricos e dois leitos de secagem.
Foi construída também uma interligação do esgotamento da água de lavagem dos filtros da ETA Santa Terezinha, localizada na Rua dos Portuários, número 340, à UTR, com manilha de concreto com diâmetro de 500 milímetros e extensão de 220 metros.
O gerente da Unidade de Expansão Leste da Copasa, Fabricio Rezende, explicou como funciona a UTR. “A unidade realiza o tratamento do resíduo líquido e sólido gerado durante a potabilização da água na ETA. A água resultante desse trabalho é direcionada ao rio Piracicaba, e os resíduos pastosos são direcionados para um compartimento específico na UTR para descarte em local adequado posteriormente”, disse.
As obras também colaboraram para a movimentação da economia em Timóteo por meio da geração de emprego e renda. Durante os trabalhos foram geradas 23 vagas de empregos temporários na cidade.
Além de Timóteo, outras três UTRs estão em operação em municípios que integram a Unidade de Negócio Leste da Copasa, sendo uma em Caratinga, uma em Coronel Fabriciano e outra em Teófilo Otoni. Outras 45 unidades estão em fase de implantação em cidades da região Leste do Estado.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 23°
Chuvas esparsas