O baixo número de médicos pediatras atendendo no Hospital Regional de Planaltina levou deputados distritais a pedirem providências à Secretaria de Saúde do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Legislativa. O deputado Fábio Felix (PSOL) relatou aos colegas que fez uma visita recentemente ao hospital e se deparou com um cenário de calamidade.
“O hospital já teve 30 pediatras, mas hoje conta com apenas seis. A ala pediátrica estava praticamente vazia quando cheguei. A única pediatra que estava lá no dia só atendia casos graves de bandeira vermelha. Eu vi uma mãe chegando com uma criança de colo não ser atendida e mandada para Sobradinho. Isso é uma tragédia para a população. Planaltina é uma das maiores regiões administrativas do DF. Não dá pra bater na porta de um hospital com seu filho doente e não ter atendimento. O governo vai ter que discutir com a classe médica, pois o déficit de médicos é muito grande. Mais de 75% da população do DF utiliza o SUS. A população de Planaltina vive uma calamidade”, criticou.
O deputado Pepa (PP) concordou com o colega. “Dentro da cidade de Planaltina, quando se fala em pediatria a necessidade é urgente. As crianças da região norte do Distrito Federal estão sem pediatra. Está na hora da Secretaria da Saúde voltar sua atenção para o atendimento em pediatria no DF”, clamou Pepa.
Eder Wen - Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva