Os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) localizados na Grande Ilha, Imperatriz e Timon realizaram programação festiva ao longo desta semana para resgatar a origem dos festejos juninos e trabalhar a cultura popular maranhense com os socioeducandos. Com as unidades enfeitadas com muita criatividade e deliciosas comidas típicas, a festa caipira ficou completa com música nordestina da melhor qualidade, sobretudo o forró, bumba meu boi, quadrilha e outras apresentações culturais, que deixou o arraial mais animado.
A coordenadora de Programas Socioeducativos da Funac, Meire Rabelo destaca que as festas juninas é também uma celebração. “Através da cultura resgatamos o sentido coletivo de celebrar e isso para os nossos adolescentes é de suma importância, pois resgatamos a experiência do lúdico e na nossa rotina ajuda na ressignificação da vida e fortalecimento das origens culturais”, afirma.
Para a diretora do Sítio Nova Vida, Flávia Andrade a atividade foi fundamental para os adolescentes colocarem em prática o que aprendem nas atividades sociopedagógicas. “Os socioeducandos aprenderam mais sobre as festividades juninas e a nossa cultura. Foi um momento de descontração e integração dos adolescentes com os servidores”, ressalta.
O socioeducando que integra a banda Sonho de Liberdade disse que ficou muito feliz de poder apresentar no arraial. “Foi aqui na Unidade do Sítio que tive oportunidade de aprender a tocar os instrumentos como violão, bateria e teclado. Hoje pude colocar em prática o que é repassado durante os ensaios com a banda”, declara.
Brincadeiras populares como pescaria, acerte o alvo, boliche, jogo da velha e bingo. Foi um momento de socialização e muita diversão entre os adolescentes e servidores, contribuindo para o fortalecimento do eixo cultura e lazer, previsto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
O diretor do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, Márcio Roberto agradeceu o empenho de toda a equipe, assim como o total apoio da gestão da Funac. “Foram dois dias de muita alegria e participação integral dos adolescentes que conheceram mais sobre os aspectos culturais e popular da festa junina. Além de se divertirem com as brincadeiras tradicionais que estimularam o respeito, união e compromisso”, afirma.
Para a diretora do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, Luciane Cunha, o objetivo do evento foi alcançado. “Conseguimos a integração dos adolescentes e de toda a comunidade socioeducativa. Na atividade foi abordada a riqueza da cultura popular maranhense, valorizada por todos os presentes”, pontua.
No evento do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, teve a exposição das indumentárias do Boi Brilhoso e demonstração de alguns tipos de sotaques presentes no bumba meu boi. O Boi de Upaon Açu realizou uma belíssima apresentação para os presentes.
A vice-diretora do Centro, Paula Guterres e o Quarteto Cultural apresentaram um pouco da história da Cultura popular maranhense, com ênfase no Tambor de Crioula, reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
O Centro Socioeducativo de Atendimento Inicial realizou um almoço que contou com os servidores da socioeducação, do sistema de justiça e dos demais servidores que integram o Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV).
O Centro Socioeducativo Florescer levou a alegria junina, descontração e novas vivências pedagógicas às adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas com danças folclóricas apresentadas pelas socioeducandas. A equipe técnica do Centro trabalhou os elementos simbólicos característicos da festividade junina e as diversas nuances educativas com as adolescentes, a partir da interdisciplinaridade e para que pudessem exercitar o protagonismo juvenil.
A diretora do Centro, Miriam Machado, avalia a atividade de forma positiva. “Foi uma atividade gratificante que contou com a integração e alegria dos servidores e adolescentes, planejada com muito carinho. As socioeducandas participaram do planejamento e da execução da atividade, exercendo assim o protagonismo juvenil. Ensaiaram a coreografia e fizeram uma belíssima apresentação”, destaca.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas