O governador Romeu Zema vistoriou, nesta sexta-feira (13/9), as intervenções de recuperação funcional da MGC-496, em Pirapora, Norte de Minas. Considerada a maior obra em execução no estado por meio do Provias, o trecho tem 135,8 quilômetros de extensão e vai beneficiar mais de 140 mil pessoas.
“Esta obra é um grande avanço para o estado. Antes essa estrada era intransitável de tanto buraco que tinha, agora vai ser uma das melhores de Minas Gerais. São mais de 135 quilômetros que estão sendo recuperados”, ressaltou o governador.
"É isso que o nosso governo quer: uma recuperação de estrada, para que o mineiro possa viajar e trabalhar com segurança e conforto", enfatizou Romeu Zema. | ||||
Foram investidos R$ 107 milhões no empreendimento, e os municípios de Pirapora, Várzea da Palma, Lassance e Corinto serão diretamente beneficiados. As obras geraram 1.343 empregos diretos.
Rodovia
A ordem de início das obras foi dada em 10/5 em Lassance, com a presença do vice-governador Professor Mateus. A previsão de conclusão é para o fim de 2024.
A MGC-496 está localizada em uma região de grande vocação para o agronegócio, com muitas fazendas que produzem frutas e grãos para exportação e plantio de eucalipto para produção de carvão vegetal e que dependem diretamente das boas condições de mobilidade.
Além disso, o município de Pirapora é considerado um dos grandes produtores de silício do Brasil, e a região concentra ainda uma grande quantidade de empresas de ferroligas. A rodovia também é de extrema importância para a indústria têxtil e serve de alternativa de tráfego à BR-135.
“Essa obra tem uma importância para o nosso estado, pois ela tem uma ligação da BR-135 com a BR-365 e tem um fluxo pesado de veículos de carga, pois tem muitas empresas, siderúrgicas e muitas plantas solares de instalação na região. Então essa estrada é uma das principais para a região Norte que produz muito para Minas Gerais”, destacou o diretor do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , Rodrigo Tavares.
“A rodovia estava intransitável, afinal, ela estava abandonada há quase 30 anos. Então os investimentos sendo feitos aqui são necessários para devolver à população uma estrada segura, com qualidade e que vai permitir muito o desenvolvimento na região e o principal: salvar vidas”, completou.
Cristiano Machado / Imprensa MG
Encontro com a Abanorte
Ainda no Norte de Minas, o governador Romeu Zema esteve em Montes Claros conhecer o projeto da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte).
A expectativa da Abanorte é a que a produção frutífera da região seja ampliada não apenas em Minas Gerais como também para outros estados e países.
“O setor de fruticultura tem um potencial gigantesco, principalmente de exportação, ampliação da produção e agregação de valor com a implantação de indústria. Vamos continuar apoiando esse grande setor”, destacou o governador.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo