O Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio recebeu na tarde desta terça-feira (2), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul Jaceguara Dantas, idealizadora do projeto Todos por Elas, um movimento de solidariedade, que estimula os homens a integrar às ações de defesa da igualdade de gênero.
A recepção contou com a presença dos diretores do Departamento de Polícia Especializada – delegado Ivan Barreira; Departamento de Polícia da Capital – delegado Edilson dos Santos e do Departamento de Polícia do Interior – delegado Jairo Mendes; da coordenadora do Núcleo Institucional da Cidadania da Polícia Civil, delegada Maíra Pacheco Machado; da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM – Elaine Benicasa e do coordenador do DPI – delegado João Reis Belo.
O Delegado-Geral, Lupérsio Degerone destacou a presença maciça dos policiais civis ao evento de lançamento da Campanha, no último sábado (31) e falou sobre a importância das ações de combate à violência contra mulher. “Temos notado que quanto mais a Polícia Civil se estrutura mais aumenta a procura pelos serviços de apoio junto às delegacias. As pessoas se encorajaram mais pelo acolhimento que vem melhorando a cada dia”, se referindo à qualificação dos agentes e atendimentos nas “Salas Liláses”.
Jaceguara Dantas agradeceu a participação da PCMS e tratou sobre a prevenção como mediador social e sobre a necessidade deste tipo de Campanha. “A atuação preventiva e trabalhar o público interno; A importância de trabalhar com servidores que também sofre violência doméstica é de extrema importância, pois esse tipo se espalha por todas as camadas sociais”.
Ela falou ainda, sobre a importância da união de diversos órgãos para o fortalecimento das ações. “A adesão é importante não apenas no aspecto formal. Que possamos usar a campanha para atingir o máximo de pessoas. Propicia a cada instituição desempenhar o papel de protagonista. Só vamos vencer com os esforços de todas as instituições”, reforçou.
Por fim, a desembargadora reforçou o agradecimento pelo apoio e participação da Polícia Civil vem prestando a campanha.
“É impressionante quando um Delegado de Polícia vai à comunidade falar sobre as formas de coibir, de prevenir… A credibilidade é fundamental”.
A delegada Elaine Benicasa lembrou sobre as ações da PCMS para a prevenção dos casos de feminicídio e violência doméstica e sobre as capacitações junto à Academia de Polícia – Acadepol, blitz e palestras. Ela lembrou que os indicadores são positivos quanto a resolução dos feminicidios. Índice em torno dos 94% de casos resolvidos em que os autores são presos.
Sobre as práticas que vêm dando resultados satisfatórios no combate à violência, a delegada Maíra Pacheco destacou as mais de 30 mil pessoas atendidas em 29 dias de Operação Shamar, que obteve ainda mais 700 inquéritos anotados.
#TodosPorElas
No sábado (31), último dia da campanha Agosto Lilás, foi realizada uma caminhada no Parque das Nações Indígenas, que contou com a presença de servidores de diversos órgãos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e serviu como lançamento da Campanha “Todos por Elas”.
O movimento #TodosPorElas terá sequência ao longo do ano, e tem foco na sensibilização e mobilização tanto das instituições, empresas e principalmente da sociedade civil, podendo ser acessada por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas gradativamente, bem como pela hashtag #TodosPorElas nas redes sociais.
Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.
Para mais informações e acesso aos materiais de divulgação, os interessados podem visitar a plataforma oficial clicando aqui .
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo