Segunda, 29 de Abril de 2024 17:17
31 98592-5801
Meio Ambiente Meio Ambiente

Governo de Minas fiscaliza intervenções hídricas na região da Zona da Mata

Valor a ser aplicado em autuações deve ultrapassar R$60 mil

16/04/2024 17h33
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

Como estratégia para coibir a poluição hídrica por lançamentos de efluentes no Rio Paraibuna e verificar o uso de recursos hídricos com finalidade industrial/mineral, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou fiscalização repressiva em intervenção hídrica nos municípios de Matias Barbosa e Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira. 

Nove estabelecimentos foram verificados durante as ações, promovidas pela Unidade Regional de Fiscalização Zona da Mata (Urfis-ZM) de 8 a 14/4. A previsão é que sejam lavrados dois Autos de Infração (advertências e multas simples) e o valor a ser aplicado em autuações deve ultrapassar R$60 mil. 

As principais irregularidades verificadas durante a operação foram utilizar ou intervir em recursos hídricos, nos casos de usos insignificantes, sem o respectivo cadastro ou em desconformidade com o cadastro, e causar intervenção que resulte em danos aos recursos hídricos.

Os alvos foram definidos a partir do levantamento de denúncias e requisições registradas no Sistema de Denúncias, da análise temporal de imagens de satélites, além do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA). 

Com o suporte de uma viatura da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , a equipe de campo contou com a atuação de técnicos, fiscais da Semad/Urfis-ZM, militares da 4ª Cia da Policia Militar do Meio Ambiente (PMMAMB), além do apoio de drones, aeronaves, medidor de vazão e GPS. 

A lavratura dos autos será realizada ao longo da semana, com a adoção das medidas administrativas cabíveis e a cientificação dos autuados. 

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. 

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção 7) ou por meio deste link .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 16h07
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

31° Sensação
3.09 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (01/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo