Segunda, 29 de Abril de 2024 16:05
31 98592-5801
Educação Educação

Inscrições abertas para o curso “Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças”

Professores podem se inscrever até o dia 30/4; aulas começam no dia 15/5

16/04/2024 16h25
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

A Educação Quilombola desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, no fortalecimento das comunidades e na promoção da igualdade social. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) criou o curso de capacitação "Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças", com o objetivo de desenvolver propostas que contemplem a realidade da Modalidade de Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais. As inscrições estão abertas até o dia 30/4, através deste  link .

O curso gratuito, elaborado pela Coordenação de Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola (CECIQ) e viabilizado pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, foi desenvolvido a partir de uma demanda das escolas estaduais quilombolas, apresentada na Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (CPEQ), contando com a colaboração de lideranças, professores e equipe técnica da modalidade na SEE/MG para sua construção.

O curso integra uma série de capacitações realizadas desde o início de 2023, sendo o terceiro da trilha formativa voltada para a Educação Escolar Quilombola. O tema visa introduzir aspectos relacionados aos modos de articulação social e à organização da memória coletiva, através das tradições culturais, crenças, saberes, práticas e personalidades quilombolas associadas a elas.

Público-alvo

Destinado especialmente a professores que atuam em escolas quilombolas, a capacitação é aberta a todos interessados no tema. Com carga horária de 20 horas, o curso autoinstrucional, na modalidade EAD, será realizado em uma plataforma virtual com ambiente de aprendizado que oferece suporte e recursos didáticos, como vídeos, textos e links com referências sobre o tema abordado.

O curso não possui pré-requisitos, não sendo necessário ter completado os dois cursos anteriores para aproveitar plenamente este. Serão disponibilizadas 1 mil vagas, e a previsão de início para os participantes inscritos é dia 15 de maio.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 13h06
29°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

31° Sensação
3.09 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (01/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo