Segunda, 29 de Abril de 2024 17:11
31 98592-5801
Turismo Tocantins

Governo do Tocantins promove Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais, em Paranã

Ação, realizada por meio da Secretaria do Turismo, termina nesta sexta-feira,12, com representantes de 12 municípios

12/04/2024 12h14
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Participantes da oficina comemoram avanços para a região das Serras Gerais - Foto: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins
Participantes da oficina comemoram avanços para a região das Serras Gerais - Foto: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins

A participação em instâncias de governança regionais é um dos requisitos obrigatórios para um município integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento federal de ordenamento e desenvolvimento das políticas públicas para o setor. Com esta finalidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), tem realizado uma série de eventos nas sete regiões turísticas do Estado, e nessa quinta-feira, 11, foi iniciada a Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais, ação segue até esta sexta, 12, em Paranã.

Sob responsabilidade da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, a oficina ocorre no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, na Praça Nossa Senhora de Fátima. Participam, representantes dos municípios componentes da região turística: Almas, Arraias, Aurora, Conceição do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Paranã, entre gestores municipais e empresários membros dos respectivos conselhos municipais de turismo, além do Consórcio Vale do Manoel Alves, Universidade Federal do Tocantins, Defesa Civil e Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

“Com estas oficinas queremos fortalecer a região no que diz respeito à governança no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal”, pontua o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, que ressalta o empenho da gestão Wanderlei Barbosa em colocar o turismo tocantinense em evidência. “O estímulo à geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento deste setor é uma das prioridades do Governador”, completa.

A secretária executiva da Setur, Jocélia Costa, levou aos participantes a mensagem sobre a importância da consolidação da Instância de Governança Regional (IGR) das Serras Gerais. “Precisamos preparar empreendedores, poder público e a sociedade civil para receber o turista e fazer acontecer essa região”, ressaltando que é uma meta do Governo do Estado que todas as regiões tenham os seus potenciais turísticos trabalhados e apresentados em sua melhor forma aos visitantes.

A técnica da Setur, Graziela Cortez, destaca que um dos objetivos da oficina é levantar os pontos altos de cada município e seus desafios. Nesta sexta-feira, 12, será eleita uma diretoria provisória da IGR e o planejamento para os próximos meses.

Serras Gerais

Localizada ao sudeste do Estado, a região turística reúne municípios circundados pela maior cadeia de serras do Brasil e uma enorme variedade de atrativos naturais. Além disso, reúne algumas das cidades mais antigas do antigo norte goiano, erguidas há quase 300 anos, durante o Ciclo do Ouro. Os atrativos naturais e a preservação de tradições religiosas, festivas e gastronômicas são destaque nas Serras Gerais.

Governo do Tocantins promove Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais, em Paranã
Secretária executiva Jocélia Costa representou o secretário Hercy Filho e ressaltou importância da ação - Mazim Aguiar/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove Oficina de Planejamento da Região Turística de Serras Gerais, em Paranã
Foram levantados os pontos altos e desafios da região - Mazim Aguiar/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 16h07
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

31° Sensação
3.09 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (01/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo