O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) , em Belo Horizonte, recebeu seis equipamentos que auxiliam pacientes que apresentam dificuldades para tossir e que ajudam na eliminação de secreções das vias aéreas. Esse tratamento pode promover a redução de infecções recorrentes como pneumonias, bronquites entre outras.
O coordenador do Núcleo de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ipsemg, Guilherme de Oliveira Rodrigues, destaca a importância da chegada dos equipamentos. “A aquisição destes equipamentos representa um avanço significativo para os beneficiários, pois além de dar mais recursos para a assistência no tratamento, o aparelho ajuda no processo de restabelecimento das funções pulmonares nas diversas condições respiratórias e também em quadros neurológicos”
O especialista explica que os aparelhos têm a função de aumentar o pico de fluxo expiratório, o que auxilia a tosse e reduz as infecções respiratórias recorrentes, além de desobstruir as vias respiratórias por mais tempo, o que diminui a necessidade de aspiração traqueal frequentemente.
Fluxo
Os seis equipamentos adquiridos serão de uso para todos os setores assistenciais do HGIP, como unidades de internação, Centros de Terapias Intensivas (CTIs) e Serviço Médico de Urgência (SMU) e, para isso, contam com máscaras descartáveis e esterilizáveis.
Fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos do HGIP foram capacitados para manuseio dos equipamentos que já estão em uso.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas