Sábado, 27 de Abril de 2024 06:02
31 98592-5801
Saúde Saúde

Deputados denunciam escassez de profissionais da saúde no DF

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), diversos deputados cobraram a nomeação de mais profissionais da saúde pelo Governo do Distrito Federal....

26/03/2024 23h53
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), diversos deputados cobraram a nomeação de mais profissionais da saúde pelo Governo do Distrito Federal. Os parlamentares avaliaram que a falta de servidores fica patente com a atual epidemia de dengue enfrentada pelo país, que atinge o DF de maneira particularmente acentuada.

“Acho que a CLDF tem que assumir um compromisso que não é dos deputados, é de todos nós. Temos que exigir que o governo do Distrito Federal contrate profissionais suficientes para atender a população”, defendeu o deputado Chico Vigilante (PT). Na mesma toada, o deputado Gabriel Magno criticou o Governo do Distrito Federal pela falta de investimentos na saúde, quadro que, segundo o parlamentar, levou o DF a ter o maior número de casos de dengue do Brasil.

O deputado Jorge Vianna (PSD), por sua vez, sinalizou que demissões dos profissionais de saúde promovidas pelo governo dificultaram o combate à epidemia. “200 pessoas morrerem por causa de um mosquito na capital federal é uma vergonha para o país. Tem responsabilidade do governo e do cidadão também”, acrescentou. Nesse sentido, Deyse Amarilio (PSB) salienta que existe um déficit gigantesco de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Vigilância  ambiental em saúde (AVAs), funções essenciais no combate à epidemia.

Já o deputado Robério Negreiros (PSD) argumentou que o enfrentamento à epidemia foi agravado pela falta de ação do Ministério da Saúde e do governo federal. Ele afirma que o GDF está fazendo o que está a seu alcance para enfrentar o problema.


Aprovados nos cargos de ACS e AVAs marcaram presença na sessão. Na ocasião, pleitearam as nomeações como uma das alternativas para aprimorar o serviço de saúde oferecido ao cidadão do DF.

Daniela Reis/ Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 04h06
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Tempo nublado
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo