Sábado, 27 de Abril de 2024 11:29
31 98592-5801
Turismo Tocantins

Setur publica resultado de pesquisa sobre movimentação de turistas no período de Carnaval

Perfil do turista foi diagnosticado durante o Carnaval no Tocantins e comprova recorde de passageiros no aeroporto da Capital, conforme divulgado p...

21/03/2024 16h09
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Jalapão é um dos destinos mais procurado pelos brasileiros - Foto: Marcio Vieria/Governo do Tocantins
Jalapão é um dos destinos mais procurado pelos brasileiros - Foto: Marcio Vieria/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) divulgou nesta quinta-feira, 21, no site do órgão, o resultado da pesquisa sobre o perfil do turista durante o período de Carnaval. O levantamento, feito pela Gerência de Pesquisas e Informações, foi realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro e abrangeu cinco municípios do Tocantins, sendo: Arraias, Aurora, Dianópolis, Gurupi e Mateiros. Ao todo, foram realizadas mais de 740 entrevistas.

Em Dianópolis, por exemplo, onde acontece um dos carnavais mais tradicionais do Tocantins, o maior número de visitantes é do próprio Estado, o que corresponde a 63% do total. Como esperado todos os anos, o município se destaca por receber foliões de várias cidades para aproveitar a recheada programação duranteos dias de festa. Além dos tocantinenses, visitantes de outros estados e até mesmo estrangeiros, como portugueses e espanhóis, aproveitaram o feriado para se divertir ou descansar no Tocantins.

A maioria dos turistas que visitaram o Tocantins, durante esse período, vieram de estados, a exemplo de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais e do Distrito Federal. O município que mais recebeu visitantes de fora foi Mateiros, com 28% dos turistas vindos de São Paulo, sendo que 67% do público foi de mulheres. A maioria do público que visitou a cidade tem entre 26 e 38 anos.

O fluxo de turistas em Mateiros se dá por conta de uma região já bem conhecida dos tocantinenses e tem se destacado cada vez mais no Brasil e no exterior: o Jalapão. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Jalapão está entre os destinos turísticos que os brasileiros possuem maior interesse em visitar. Além disso, o Tocantins é um dos destinos mais procurados do país pelos turistas, segundo pesquisa da Fecomércio (SP), divulgada em outubro de 2023.

O desejo dos brasileiros pelo Jalapão é evidenciado com o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto de Palmas, que registrou recorde de movimentação em 2023. De acordo com a administradora do aeroporto, CCR Aeroportos, o aeroporto de Palmas vem registrando um aumento significativo na movimentação de passageiros. Em 2023, o aeroporto recebeu mais de 700 mil visitantes, o que representa um crescimento de mais de 14% em relação ao ano anterior.

De acordo com o secretário da Setur, Hercy Filho, os indicadores são de fundamental importância para a elaboração de políticas públicas para o setor de turismo. “Com foco no desenvolvimento econômico e social, o governador Wanderlei Barbosa valoriza o turismo tocantinense e se empenha em promover o Estado em âmbitos nacional e internacional, a fim de atrair investimentos e a geração de emprego e renda”, ressaltou.

A pesquisa completapode ser acessadaAQUI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 10h06
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 30°

24° Sensação
3.09 km/h Vento
75% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Tempo nublado
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo