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RH: especialista explica as diferenças entre HCM e WFM

Segundo o delivery manager da SISQUAL WFM, há uma diferença sutil entre os dois recursos; pesquisa mostra as cinco maiores tendências da experiênci...

05/02/2024 19h33
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Imagem de Gerd Altmann Pixabay
Imagem de Gerd Altmann Pixabay

Um estudo recente desenvolvido pela plataforma Qualtrics revelou quais são as cinco  maiores tendências da experiência dos colaboradores para o departamento de RH (Recursos Humanos) em 2024. Segundo a pesquisa, o uso de IA (Inteligência Artificial) ocupa a primeira posição do ranking, com o voto de 53% dos 36.872 entrevistados que participaram do levantamento, que foi realizado em 32 países e 28 setores.

O estudo, divulgado no Brasil pelo portal TI INSIDE Online, trouxe, ainda, como destaques o “foco nas experiências dos colaboradores da linha de frente”, a “fase de lua de mel do novo emprego desapareceu”, o “uso de dados privados para comunicação profissional” e a “jornada híbrida”, que ocupam do segundo ao quinto lugar, respectivamente.

Neste sentido, dentro de um panorama em que empresas buscam, de forma contínua, apresentar melhores condições de trabalho a seus colaboradores, ao mesmo tempo que buscam uma melhor produtividade em suas atividades, ganham destaque recursos como HCM (Human Capital Management - gerenciamento de capital humano) e WFM (workforce management - gerenciamento de força de trabalho) que, cada qual a seu modo, podem contribuir com o trabalho dos times responsáveis pela gestão de pessoas.

“Apesar de serem utilizados frequentemente como sinônimos, existe uma diferença sutil entre o HCM e WFM”, destaca Ricardo Teixeira, delivery manager da SISQUAL WFM, empresa que atua com ferramentas de WFM (Workforce Management - gerenciamento de força de trabalho.

“O HCM está relacionado com todas as atividades e processos relacionados com a gestão da força de trabalho de uma empresa, onde se incluem atividades como recrutamento e seleção de novos colaboradores, além de integração e treinamento desses profissionais garantindo a sua contribuição para os objetivos da organização”, explica.

Já o WFM, prossegue Teixeira, está centrado principalmente na gestão estratégica dessa força de trabalho com o objetivo de torná-la o mais eficiente e eficaz possível - podendo, com isso, melhorar a produtividade e reduzir custos de forma significativa.

“No WFM, como principais atividades, podemos incluir o planejamento das necessidades, a programação eficiente e o controle de tempo e assiduidade, entre outras. Ou, como gostamos de salientar na SISQUAL, a ferramenta consiste em  ‘ter a pessoa certa, no lugar certo à hora certa’”, finaliza. 

Consoante a esta percepção de cuidado com o capital humano e a força de trabalho das empresas, o foco nas experiências dos colaboradores da linha de frente, destacado no estudo citado acima como segunda tendência dos departamentos de RH para 2024, ganha relevância.

A pesquisa apontou, com efeito, que, de todos os grupos de colaboradores, 50% dos que estão na linha da frente estão insatisfeitos com seus salários e benefícios, 40% estão descontentes com o desenvolvimento de suas carreiras, e quase a metade (40%) não confia na sua liderança. Tais desafios, desse modo, fazem com que o uso assertivo das ferramentas de HCM e WFM tenha ainda mais destaque no ambiente de trabalho, podendo contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/

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