A estudante Hanna Stephany Campos do Amaral, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Renato Braga, em Fortaleza, apresentou, no último dia 5, um projeto de pesquisa sobre saúde mental, na IV Semana Intermunicipal de Farmácia, promovida pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A jovem, de 17 anos, desenvolveu o trabalho “Perfil da automedicação e estresse de alunos e professores do Ensino Médio de uma escola pública”, no ano de 2022, sob orientação do professor Francisco Washington Araújo Barros, do curso de Farmácia da Unilab.
Com o projeto de pesquisa, Hanna foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de janeiro a agosto de 2022. A oportunidade surgiu, de acordo com a aluna, quando o professor da Unilab procurou a EEMTI Renato Braga em busca de um estudante que tivesse interesse em desenvolver uma pesquisa, no âmbito da escola, sobre saúde mental.
“Como eu já estava estudando e desenvolvendo trabalhos nessa área, na disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), prontamente me coloquei à disposição. A temática da saúde mental estava muito forte ainda durante o final da pandemia. Quando eu soube do projeto de pesquisa, que era sobre manifestações de sintomas de estresse e seus impactos, quis me aprofundar no assunto. E também achei muito legal a oportunidade de participar de uma pesquisa da Universidade”, explica.
O processo de desenvolvimento da pesquisa, conforme Hanna, foi “muito bem planejado”, com prazos estipulados para cada atividade e devidamente cumpridos ao longo dos meses. “Foi uma experiência que me permitiu aprender a ter mais responsabilidade e empenho para com as atividades que precisei realizar, contando também com todo o suporte do professor orientador. Todos esses ensinamentos foram e serão levados para a minha vida estudantil. Foi uma oportunidade única, mas que me preparou para muitas outras pela frente, e que me permitirá também contribuir para a comunidade escolar de alguma forma”, considera.
Pela identificação com a área de estudo, Hanna diz estar em fase de escolha do caminho acadêmico que pretende percorrer no Ensino Superior. “Estou ainda decidindo entre Psicologia ou Farmácia, para atuar na área de saúde mental, medicamentos ou toxicologia. Ter participado desse projeto de pesquisa, em contato constante com um professor universitário e com a Universidade, ainda no Ensino Médio, foi uma excelente oportunidade para construir uma ideia de qual carreira pretendo seguir. Me ajudou bastante. Qualquer das áreas que eu escolher agora sei que gostarei. Agradeço muito à Escola Renato Braga e à Unilab por esta chance de aprender a ser pesquisadora e pelos conhecimentos adquiridos de forma tão prática”, finaliza a jovem.
Foto do início de 2022, quando Hanna foi selecionada para participar do projeto
A diretora da unidade de ensino, Marta Melo, observa que o currículo do Tempo Integral favorece o contato com a realidade científica, por meio do NTPPS. “A Escola Renato Braga tem a proposta de sempre incentivar os estudantes na realização de pesquisas. A gente faz parcerias com algumas universidades, entre elas, a Unilab. Quando a instituição lançou o edital de seleção, nossa escola teve conhecimento e alguns alunos se inscreveram. Na pesquisa de campo da Hanna, tanto professores quanto estudantes foram personagens. A gente vê de forma muito positiva a questão da pesquisa na escola, pois agrega conhecimento e aprendizagem aos estudantes, que já chegam ao Ensino Superior com uma noção do que é esse tipo de trabalho”, menciona.
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