Ao todo, 37 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde da Região Norte participaram da formação
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu as atividades da segunda turma do Curso Básico de IST/HIV/Aids, Sífilis Congênita e Hepatites Virais.
Ao todo, 37 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância Epidemiológica da Superintendência da Região Norte participaram da formação, que ocorreu no município de Sobral, entre os dias 25 e 29 de setembro.
A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento das ações com vistas ao planejamento, ao monitoramento e à avaliação das ações de prevenção e controle das doenças analisadas durante a trilha de aprendizagem.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Meruoca, Mariana Lara foi uma das participantes do curso. Agora, com o conteúdo da formação absorvido, ela espera levar ao seu território novos conhecimentos e experiências sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Sabemos que o número de pessoas infectadas no Brasil vem crescendo e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade, enquanto profissionais. Por isso, procurar novos conhecimentos é algo que vai agregar tanto para mim quanto para a área onde eu atuo, nos espaços onde trabalhamos”, concluiu.
Com uma duração de 40 horas, o Curso Básico de IST/HIV/AIDS, Sífilis Congênita e Hepatites Virais foi coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.
A facilitadora do curso, Maria Vilani de Matos, fala sobre o reforço que os profissionais em formação podem trazer para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS):
Facilitadora Vilani ISTsMín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo