A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou o 2º Simpósio de Segurança do Paciente do Amazonas, ontem (28/09), com o objetivo de ensinar e atualizar técnicas de segurança para serem executadas pelos profissionais da saúde com pacientes em unidades de saúde.
Em sua segunda edição, o simpósio contou com 150 profissionais inscritos e teve como o tema ‘Envolvendo os pacientes, para a segurança do paciente’.
Para o diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, o evento de treinamento melhora significativamente a vida do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com todos treinados, exercendo esses cuidados e ensinando aos pacientes seus direitos e deveres conseguimos entregar um SUS mais humanizado, evitando contaminações, prevenindo acidentes e todo esse suporte especial só agrega mais valor a vida humana “, enfatizou o diretor.
De acordo com a organizadora do evento, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica Codajás, Andrea Procópio, o evento homenageia o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro.
“Em 2003, iniciou-se todos os protocolos e saiu a lei para instituição dos núcleos de segurança do paciente. Nossas ações são voltadas devido a este motivo”, disse a enfermeira.
Sobre o simpósio
A importância de inserir a cultura aos cuidados com a segurança do paciente é um dos principais focos do evento, que ensinou aos profissionais de saúde como envolver o paciente na própria segurança dele, quais são os seus direitos, seus deveres, o que é um evento adverso, quais são os desafios do cuidado e do não cuidado e os desafios da Segurança do Paciente nesses 10 anos no Brasil.
Entre os palestrantes e temas, os especialistas em saúde tiveram a oportunidade de ouvir a enfermeira Evelyn Campelo, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com o tema – ‘O que é segurança do paciente e evento adverso’.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Hospital e Pronto Socorro da Zona Sul, Cássia Pantoja, apresentou o tema ‘Segurança do Paciente nos 10 anos no Brasil’. A psicóloga da Policlínica Codajás, Tricia Avilar, ensinou sobre os aspectos psicológicos na qualidade do cuidado.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo