Expectativa, até outubro de 2024, é que até 2,7 mil pacientes do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central sejam acompanhados no local
Cearenses de 40 municípios serão beneficiados com a chegada do serviço de oncologia ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). O atendimento especializado em câncer foi iniciado nesta quarta-feira (27) e contou com visita do governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. A expectativa é que, até outubro de 2024, 2.714 pacientes passem por acompanhamento na unidade.
Elmano de Freitas destacou a comodidade e a agilidade que o novo serviço irá trazer para toda a população do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central. “Estamos entregando aqui uma grande conquista para a população de todo o Vale do Jaguaribe. Com esse serviço, o cearense e a cearense que aqui reside, aqui será atendido. Acaba o sofrimento de todo um deslocamento até Fortaleza. Fico muito feliz e tenho certeza que isso será um grande marco”, disse.
O custo mensal estimado para a manutenção do serviço no equipamento é de R$ 2,42 milhões. A unidade vai tratar todos os tipos de câncer e, em sua estrutura, contará com quatro consultórios para triagem e consultas, e um Hospital Dia para infusão de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira. O HRVJ também terá sala de cirurgia que atuará exclusivamente para atender pacientes oncológicos.
Tânia Coelho salientou as demandas que serão atendidas através da chegada do novo serviço na região. “Existe um estudo epidemiológico que afirma que cerca de 2 mil pessoas estão com câncer nesta região. Queremos atender toda essa parcela dos cearenses. O que é importante é dar acesso à população para o tratamento do câncer, algo tão necessário”, comentou.
Além da oncologia e da ala de politrauma, o HRVJ também deve realizar a abertura de serviço de obstetrícia e pediatria. Os novos setores serão inaugurados de forma progressiva e seguindo um cronograma previamente estabelecido.
O serviço de oncologia é uma parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e dispõe de médicos cirurgiões oncológicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais capacitados.
Reginaldo Costa, superintendente clínico do setor de oncologia do HRVJ, explica que, ao chegar para ser tratado, o paciente passa por uma linha de cuidado, recebendo uma atenção completa. “O tratamento proposto ao paciente visa ofertar uma assistência multidisciplinar. Além do atendimento médico, o paciente pode conversar com um time em que todos contribuem para um plano terapêutico, no sentido que garanta não só a assistência médica em si como também fragilidades sociais, para que o paciente possa ser ajudado em diversas frentes”, pontuou.
O médico detalhou o processo: “Sabemos que o paciente possivelmente chega com uma série de fragilidades. Então, esse procedimento diversificado é bastante importante. O profissional de nutrição readequa a alimentação desse paciente, que pode sofrer perda de peso durante o tratamento. A assistência social auxilia em caso de recebimento de um benefício. O psicólogo ajuda a entender a situação daquela pessoa e de todo o seu contexto. Enfim, é um verdadeiro trabalho de time para que tudo aconteça e corra bem”.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo